O TEATRO NA ESCOLA E A ESCOLA NO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DESBRAVADORA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37940 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3847 "inscrito_id" => 5818 "titulo" => "O TEATRO NA ESCOLA E A ESCOLA NO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DESBRAVADORA" "resumo" => "Lecionar a disciplina de Língua Portuguesa, de modo que esteja atrelada à arte, pode surtir um efeito bastante positivo na vida dos estudantes, pois, assim, é possível que desenvolvam suas capacidades, tanto intelectuais quanto artísticas. Nesse sentido, o presente trabalho aborda a relevância e eficácia de uma sequência didática de caráter interdisciplinar, realizada por bolsistas da Universidade Estadual da Paraíba, do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –, que apresenta caminhos traçados para um processo eficaz de ensino-aprendizagem, partindo da interação entre a arte do teatro e o ensino Língua Portuguesa. Desse modo, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática ministrada no período de 2017.1, do subprojeto “Base Artística e Reflexiva”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada na cidade de Campina Grande – Paraíba, e as contribuições para a formação dos docentes. Durante o período de atuação, foram perceptíveis os frutos que a temática do teatro proporcionou, despertando, nos alunos, os artistas e leitores que havia neles, através de leituras dramatizadas e atividades que desenvolveram o estudo da língua portuguesa, assim como as múltiplas linguagens, dando ênfase à leitura e ao gênero dramático. A sequência foi finalizada com a leitura dramatizada do texto “Pluft, o fantasminha”, de Maria Clara Machado, no asilo São Vicente de Paulo, situado na mesma cidade. Tivemos como aporte teórico-metodológico, as contribuições de Alves (2000), Freitas (2000), Rojo (2005) e Santos (2012). Ademais, recorremos também aos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à construção de uma sequência didática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA, TEATRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID5818_16102017015147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIELIO PEREIRA MARINHO" "autor_nome_curto" => "JOSIELIO M." "autor_email" => "josielio_cgpb@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37940 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3847 "inscrito_id" => 5818 "titulo" => "O TEATRO NA ESCOLA E A ESCOLA NO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DESBRAVADORA" "resumo" => "Lecionar a disciplina de Língua Portuguesa, de modo que esteja atrelada à arte, pode surtir um efeito bastante positivo na vida dos estudantes, pois, assim, é possível que desenvolvam suas capacidades, tanto intelectuais quanto artísticas. Nesse sentido, o presente trabalho aborda a relevância e eficácia de uma sequência didática de caráter interdisciplinar, realizada por bolsistas da Universidade Estadual da Paraíba, do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –, que apresenta caminhos traçados para um processo eficaz de ensino-aprendizagem, partindo da interação entre a arte do teatro e o ensino Língua Portuguesa. Desse modo, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática ministrada no período de 2017.1, do subprojeto “Base Artística e Reflexiva”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada na cidade de Campina Grande – Paraíba, e as contribuições para a formação dos docentes. Durante o período de atuação, foram perceptíveis os frutos que a temática do teatro proporcionou, despertando, nos alunos, os artistas e leitores que havia neles, através de leituras dramatizadas e atividades que desenvolveram o estudo da língua portuguesa, assim como as múltiplas linguagens, dando ênfase à leitura e ao gênero dramático. A sequência foi finalizada com a leitura dramatizada do texto “Pluft, o fantasminha”, de Maria Clara Machado, no asilo São Vicente de Paulo, situado na mesma cidade. Tivemos como aporte teórico-metodológico, as contribuições de Alves (2000), Freitas (2000), Rojo (2005) e Santos (2012). Ademais, recorremos também aos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à construção de uma sequência didática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA, TEATRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID5818_16102017015147.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIELIO PEREIRA MARINHO" "autor_nome_curto" => "JOSIELIO M." "autor_email" => "josielio_cgpb@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }