Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS QUE FAVORECEM A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS EM BIOQUÍMICA

Palavra-chaves: DIDÁTICA DE ENSINO, ENSINO-APRENDIZAGEM, REPRESENTAÇÃO DE PROTEÍNAS Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A bioquímica é citada como uma das mais complexas dentre as disciplina do currículo básico da área da saúde. São grandes os desafios que os docentes enfrentam para tornar o aprendizado mais significativo. As proteínas são moléculas muito importantes e apresentam grande diversidade de funções, essencial para diversos sistemas de controle e manutenção das funções dos seres vivos. Diante das dificuldades que o ensino deste conteúdo apresenta, o referido escrito tem como objetivo apresentar a realização de um trabalho em sala de aula com a utilização de modelos didáticos que visam a construção de um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e prazeroso, além de fazer com que os alunos interajam durante a construção do conhecimento, alcançando melhores níveis de aprendizado. Sendo assim, foi realizada a montagem de modelos didáticos de fácil acesso e elaboração, utilizando material de baixo custo e de simples montagem. O método consistiu na utilização de tampas de garrafa de cores e formas diferentes unidas por um arame de metal flexível, sendo esta montagem realizada pelos estudantes. Por favorecer as demonstrações espacial das proteínas, este modelo contribuiu para o enriquecimento do ensino e da aprendizagem de conteúdos complexos. No entanto, o professor deve estar atento às peculiaridades que o modelo apresenta e deve suprir possíveis deficiências em relação à abstração que este tipo de representação possa gerar na imaginação e compreensão dos alunos. Este fato ocorre principalmente quando se precisa demonstrar as interações das cadeias laterais dos aminoácidos na promoção das estruturas tridimensionais da proteína, principalmente nas conformação terciária e quaternária destas moléculas. Uma forma de suprir esta deficiência seria a exposição de vídeos ou imagens de estruturas proteicas. A proposta desse modelo foi inicialmente criada para o ensino básico, mas foi considerado eficiente para ser aplicada à alunos do ensino superior. Mesmo sendo um modelo simples, serviu de auxílio para despertar o interesse e a participação dos estudantes e favorecer o processo de ensino-aprendizagem.

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