FORMAÇÃO CONTINUADA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: COLABORANDO PARA A PRÁTICA DOCENTE?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36992 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3839 "inscrito_id" => 8917 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: COLABORANDO PARA A PRÁTICA DOCENTE?" "resumo" => "O presente trabalho traz um recorte da dissertação ‘Formação Continuada em Serviço: contribuições para a prática pedagógica de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental’, desenvolvida no âmbito do ProfLetras (Programa de Mestrado Profissional em Letras) e que teve como objetivo principal analisar quais os efeitos das formações continuadas na prática dos professores de Língua Portuguesa, refletindo sobre a oferta dessas formações e a efetivação, ou não, em sala de aula dos conceitos veiculados nelas. Para tanto, tomamos por base autores da área de formação de professores (BEHRENS, 2005 e outros); teóricos e pesquisadores do ensino de língua portuguesa (TRAVAGLIA,2008; ANTUNES,2003; GERALDI,1997; MENDONÇA, 2006; BEZERRA & REINALDO,2013) e documentos oficiais do ensino: PCN (1997,1998) e Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2012). Para a composição do material de análise, realizamos vídeogravação de aulas e de formações continuadas (LOIZOS,2008; SADALLA & LAROCCA,2004). Neste artigo, apresentaremos os resultados obtidos especificamente no eixo ‘Análise Linguística’. Foi possível averiguar que as formações continuadas promovidas são satisfatórias, do ponto de vista teórico-metodológico, pois apresentam sintonia com as discussões atuais sobre o referido eixo de ensino. Entretanto, requerem ajuste nos aspectos de configuração da oferta (periodicidade, duração e formato), pois há dificuldades de efetivação do que se discute nos momentos formativos, já que, em sala de aula, foram constatadas práticas de linguagem discrepantes com as orientações oficiais para o trabalho com a Língua. Por fim, foi possível compreender que a formação continuada pode contribuir para construção de uma prática inovadora, mas os professores precisam, também estar comprometidos com a atualização de suas práticas ante às novas exigências educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ANÁLISE LINGUÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID8917_16102017013539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO BARBOSA ALVES" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "edu.udeam@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36992 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3839 "inscrito_id" => 8917 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E ANÁLISE LINGUÍSTICA: COLABORANDO PARA A PRÁTICA DOCENTE?" "resumo" => "O presente trabalho traz um recorte da dissertação ‘Formação Continuada em Serviço: contribuições para a prática pedagógica de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental’, desenvolvida no âmbito do ProfLetras (Programa de Mestrado Profissional em Letras) e que teve como objetivo principal analisar quais os efeitos das formações continuadas na prática dos professores de Língua Portuguesa, refletindo sobre a oferta dessas formações e a efetivação, ou não, em sala de aula dos conceitos veiculados nelas. Para tanto, tomamos por base autores da área de formação de professores (BEHRENS, 2005 e outros); teóricos e pesquisadores do ensino de língua portuguesa (TRAVAGLIA,2008; ANTUNES,2003; GERALDI,1997; MENDONÇA, 2006; BEZERRA & REINALDO,2013) e documentos oficiais do ensino: PCN (1997,1998) e Parâmetros Curriculares de Pernambuco (2012). Para a composição do material de análise, realizamos vídeogravação de aulas e de formações continuadas (LOIZOS,2008; SADALLA & LAROCCA,2004). Neste artigo, apresentaremos os resultados obtidos especificamente no eixo ‘Análise Linguística’. Foi possível averiguar que as formações continuadas promovidas são satisfatórias, do ponto de vista teórico-metodológico, pois apresentam sintonia com as discussões atuais sobre o referido eixo de ensino. Entretanto, requerem ajuste nos aspectos de configuração da oferta (periodicidade, duração e formato), pois há dificuldades de efetivação do que se discute nos momentos formativos, já que, em sala de aula, foram constatadas práticas de linguagem discrepantes com as orientações oficiais para o trabalho com a Língua. Por fim, foi possível compreender que a formação continuada pode contribuir para construção de uma prática inovadora, mas os professores precisam, também estar comprometidos com a atualização de suas práticas ante às novas exigências educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ANÁLISE LINGUÍSTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID8917_16102017013539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO BARBOSA ALVES" "autor_nome_curto" => "EDUARDO" "autor_email" => "edu.udeam@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }