Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO NUMA ESCOLA MUNICIPAL EM JOÃO PESSOA - PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, INTERDISCIPLINARIDADE, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Hoje em dia, existem na Educação física, diversas concepções, modelos, tendências ou abordagens, que tentam romper com o modelo mecanicista, esportivista e tradicional que fora embutido aos esportes. Os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem as diferentes dimensões dos conteúdos e propõe um relacionamento com grandes problemas da sociedade brasileira, sem perder de vista o seu papel de integrar o cidadão na esfera da cultura corporal. Portanto a Educação Física deve ser trabalhada de forma interdisciplinar e através de temas transversais, favorecendo o desenvolvimento da ética, cidadania e autonomia desse aluno. Diante do exposto, foi estabelecido como objetivo, trabalhar a interdisciplinaridade da Educação Física com a Literatura na busca de oferecer a esse aluno um aprendizado diferenciado e concreto. Portanto, a obra que trabalhamos apresentava algumas brincadeiras populares além de subir em árvores e brincar de procurar pedras no fundo do rio, como também de usar o estilingue para matar passarinhos. Foi pensando nesse contexto que criamos a oficina da Cultura, tentando contemplar as várias brincadeiras apresentadas na obra literária, sem perder a essência da mesma. Percebe-se que o trabalho foi positivo em unir essas disciplinas, pois os alunos apreciaram as diferentes atividades do circuito degustando até mais de uma vez. Neste sentido é que se faz necessário um conhecimento geral do professor de Educação Física quanto às diversas disciplinas para que possa introduzir em suas aulas e assim, interligar determinado conteúdo de outra disciplina para enriquecer e ampliar o aprendizado dos alunos, dessa forma trabalhará de forma integrada com outras matérias. Pode-se concluir que a interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do processo de ensino-aprendizagem, uma mudança de atitude em busca do conhecimento global, rompendo com os limites das disciplinas e favorecendo a ampliação do aprendizado desse discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.