COTIDIANO E CONTEXTUALIZAÇÃO COM A TEMÁTICA ÁGUA NA LITERATURA DO ENSINO DE QUÍMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36327 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1084 "inscrito_id" => 4205 "titulo" => "COTIDIANO E CONTEXTUALIZAÇÃO COM A TEMÁTICA ÁGUA NA LITERATURA DO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Um dos desafios do ensino de Química é unir o conhecimento escolar ao cotidiano dos alunos. A química tem um papel importante na discussão de temas ou problemas sociais quando usa a abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). A utilização de aulas diferenciadas pode desempenhar um papel importante na aprendizagem dos alunos visto que estimulam sua curiosidade e aprendizagem. Uma maneira de integrar essa abordagem no ensino de química é a discussão de um tema que envolva aspectos socioeconômicos e ambientais como é o caso da água. Além do mais, sabe-se que o Brasil detém boa parte da água do mundo e que no futuro pode ser tratado como ouro em muitos países devido à crise que já estamos começando a passar. Considera-se que o uso da temática água para desenvolver o conhecimento químico permite a inclusão de um número maior de conceitos dependendo da disponibilidade de tempo. Preparar os estudantes para o mundo e dar significado aos acontecimentos que ocorrem ao seu redor, são os desafios do professor a cada aula. A busca de novas alternativas e de diferentes contextualizações dos conceitos químicos integra a evolução do processo de ensino-aprendizagem em prol dos objetivos da escola de formar cidadãos. As estratégias utilizadas durante o desenvolvimento desse tema possibilitam, além do aprendizado químico, uma discussão interdisciplinar na busca de identificar situações/problemas do cotidiano envolvendo uma grande participação dos estudantes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura recente (2004 – 2017) a respeito da utilização da temática água no ensino de química com aplicação em turmas do ensino médio envolvendo cotidiano e contextualização. Os resultados indicam que a temática foi explorada de forma contextualizada descrevendo fatos do cotidiano, buscando a formação de cidadãos críticos e participativos, bem como o desenvolvimento da capacidade de analisar e interpretar situações-problema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ÁGUA, COTIDIANO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4205_08092017204503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA BRITO FRANCO" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlinhabrito17@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36327 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1084 "inscrito_id" => 4205 "titulo" => "COTIDIANO E CONTEXTUALIZAÇÃO COM A TEMÁTICA ÁGUA NA LITERATURA DO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Um dos desafios do ensino de Química é unir o conhecimento escolar ao cotidiano dos alunos. A química tem um papel importante na discussão de temas ou problemas sociais quando usa a abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade). A utilização de aulas diferenciadas pode desempenhar um papel importante na aprendizagem dos alunos visto que estimulam sua curiosidade e aprendizagem. Uma maneira de integrar essa abordagem no ensino de química é a discussão de um tema que envolva aspectos socioeconômicos e ambientais como é o caso da água. Além do mais, sabe-se que o Brasil detém boa parte da água do mundo e que no futuro pode ser tratado como ouro em muitos países devido à crise que já estamos começando a passar. Considera-se que o uso da temática água para desenvolver o conhecimento químico permite a inclusão de um número maior de conceitos dependendo da disponibilidade de tempo. Preparar os estudantes para o mundo e dar significado aos acontecimentos que ocorrem ao seu redor, são os desafios do professor a cada aula. A busca de novas alternativas e de diferentes contextualizações dos conceitos químicos integra a evolução do processo de ensino-aprendizagem em prol dos objetivos da escola de formar cidadãos. As estratégias utilizadas durante o desenvolvimento desse tema possibilitam, além do aprendizado químico, uma discussão interdisciplinar na busca de identificar situações/problemas do cotidiano envolvendo uma grande participação dos estudantes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura recente (2004 – 2017) a respeito da utilização da temática água no ensino de química com aplicação em turmas do ensino médio envolvendo cotidiano e contextualização. Os resultados indicam que a temática foi explorada de forma contextualizada descrevendo fatos do cotidiano, buscando a formação de cidadãos críticos e participativos, bem como o desenvolvimento da capacidade de analisar e interpretar situações-problema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ÁGUA, COTIDIANO, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4205_08092017204503.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA BRITO FRANCO" "autor_nome_curto" => "CARLA" "autor_email" => "carlinhabrito17@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }