Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE GENÉTICA: PROPOSTA DIDÁTICA PARA AS LEIS DE MENDEL

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A ervilha é uma leguminosa que pertence ao mesmo grupo do feijão e da soja. Os frutos são vagens que contém várias sementes. A escolha da planta como objeto de estudo deve-se ao cultivo fácil, ciclo reprodutivo curto e quantidade de sementes. Desde Mendel já era observado muitas variedades disponíveis, dotadas de características de fácil comparação. Por exemplo, a variedade com flores púrpuras podiam ser comparadas com a que produzia flores brancas; as plantas com sementes lisas poderiam ser comparadas com as que produziam sementes rugosas. Diante deste cenário, foram realizadas práticas relacionadas com os experimentos de Mendel nas turmas de 3º ano do CEMTI Polivalente Lima Rebelo, no município de Parnaíba, Piauí. Os materiais utilizados pelos alunos foram cartolinas, pinceis e E.V.As, com cores amarelas e verdes, representando as ervilhas da mesma cor. Os E.V.As foram cortados em 34 pedaços, sendo 17 amarelos e 17 verdes. A turma foi dividida em dois grupos, onde alunos escreveram na cartolina o cruzamento entre parentais, esperando o resultado da Geração F1, em seguida da geração F2. O primeiro cruzamento (F1) utilizou um pedaço de E.V.A. de cada cor. Para a próxima geração (F2), foram utilizados pedaços de E.V.A. utilizados em F1 de forma aleatória. Os alunos comprovaram que na Geração F1, todas as ervilhas foram amarelas (100%) e em F2 75% são amarelas e 25% verdes. Observou-se que a prática proporcionou aos alunos um momento de reflexão e criação, pois eles produziram o seu material de estudo. Dessa forma o ensino de genética foi trabalhado de forma mais atraente e eficaz.

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