Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO: INVESTIGANDO PROPOSTAS DIRECIONADAS AO ENSINO DE ELETRICIDADE NA EJA

Palavra-chaves: LUDICIDADE, ELETRICIDADE, ENSINO DE FÍSICA, EJA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Trabalhar a disciplina de Física em turmas destinadas a formação de jovens e adultos é um grande desafio. O professor deve ser capaz de abordar uma diversidade de conteúdos – que regularmente são abordados em quatro bimestres – em um semestre letivo; além disto todo cuidado com relação às metodologias de ensino empregadas devem ser tomados para que não ocorram situações de exclusão escolar, mazela já vivenciada pela maioria dos alunos da modalidade de ensino EJA, e para permitir o letramento científico dos alunos. Neste trabalho, apresentamos alternativas lúdicas para o tratamento de conteúdos da Física referentes à 3ª série do 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos, série correspondente ao 3° ano do Ensino Médio regular cujos temas abordados são do campo da Física Elétrica. As atividades lúdicas foram aplicadas em uma turma de EJA de uma escola pública rural do Distrito Federal (DF) onde o trabalho é realizado na perspectiva semestral. O trabalho semestral se torna mais fácil ao se estabelecer um eixo temático transversal – em nosso caso, escolhemos o eixo temático Eletricidade – que se relacione com diferentes conteúdos abordados ao longo do semestre. Além de propor diferentes atividades lúdicas, analisamos as concepções dos alunos antes e depois de cada atividade – dados captados por meio de textos dissertativos, gravação de voz e análise de legendas de fotografias – afim de compreender o potencial educativo das atividades empregadas, investigação feita sob um viés quali-quantitativo, embora o interesse central da investigação esteja sobre as qualidades dos discursos apresentados pelos alunos, desejamos acrescentar alguns dados quantitativos referentes às concepções gerais da turma pesquisada. Os alunos demonstraram utilizar a linguagem científica para explicar os fenômenos da eletricidade; percebemos que enquanto alguns consideram a eletricidade como um processo dinâmico relacionado ao movimento de cargas elétricas – desprezando, portanto, a eletricidade estática – ou seja, atribuem à eletricidade o mesmo significado que o de corrente elétrica, outros a consideram como um fenômeno plural interligado a todos os conceitos estudados durante o semestre.

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