Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO AMBIENTAL NO TRECHO DO RIACHO SÃO JOSÉ ZONA URBANA DE CAXIAS-MA NO COLÉGIO MUNICIPAL COELHO NETO.

Palavra-chaves: AÇÃO ANTRÓPICA, CONSERVAÇÃO, PROTOCOLO Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A educação ambiental é um tema de grande importância a ser tratado nos dias atuais, pois a mesma retrata de vários aspectos ambientais característicos do dia a dia, como desmatamento, preservação, poluição, qualidade da água e entre outros fatores. O grande destaque ambiental nos dias atuais são os rios e riachos que abastecem cidades e regiões, o qual também é utilizado para outras finalidades, necessitando assim de serem preservados pela população em geral que faz uso dos mesmos. O presente trabalho teve como finalidade expor a necessidade de monitoração e avaliação sobre as alterações ambientais dos ecossistemas fluviais ocorridas no riacho São José em Caxias-MA, onde o mesmo passa nos arredores do colégio Coelho Neto, bairro São Francisco. Tendo em vista que o riacho São José, nas últimas décadas, sofreu fortes impactos ambientais causados pela intervenção do homem sobre a natureza, o que teve por consequência danos irreparáveis a continuidade do riacho em seu percurso. A avaliação desse trecho foi observada de forma direta pelos alunos e explanada algumas características sobre o riacho, por meio de tais analises foram feitos também a avaliação escrita sobre a palestra ministrada na escola por meio de um questionário sócio educativo. Portanto é necessário que os órgãos competentes voltem seu olhar para o monitoramento e avaliação constante da preservação do riacho São José, pois apenas com ações severas no sentido de se reduzir o despejo de resíduos sólidos diretamente no riacho, evitar o desmatamento, poluição e o uso irregular do riacho, se poderá reverter essa situação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.