Esse trabalho propõe levantar a discussão sobre as ações de incentivo à titulação de docentes do ensino superior a partir do caso da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Partindo de uma breve contextualização do tema que expõe sua relevância e os aspectos condicionados, o objetivo geral deste estudo é conhecer as condições que incentivam a titulação do quadro docente da UNEB, contribuindo para atendimento da meta 13 do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente no Brasil. Do ponto de vista metodológico, a base para construção deste artigo teve foco na legislação, com suporte do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas da UNEB (SIGP), caracterizando o trabalho como um levantamento documental e de dados referentes à titulação de professores da UNEB. Inicialmente foi realizado um estudo exploratório, utilizando como principais fontes de pesquisa outros trabalhos acadêmicos, artigos e legislação sobre o assunto, depois foi realizado um levantamento dos dados referentes à titulação de professores da UNEB a partir de consulta ao SIGP, utilizando como referência os meses de outubro/2014 e outubro/2016. Em seguida foi realizada uma análise documental sobre as condições oferecidas pela UNEB, para que a mesma possa atingir a meta estipulada pelo PNE. O estudo mostrou que a Universidade do Estado da Bahia oferece condições que incentivam a titulação do seu quadro docente, contribuindo consequentemente para o atendimento da meta do PNE no que tange à titulação de professores da Educação Superior, o que pode ter acarretado a superação da meta já no início da vigência do Plano.