Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES LOCAIS DA CULTURA AMAZONENSE NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS-AM

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, ESCOLA, SABERES LOCAIS, CONTEXTO AMAZÔNICO Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A literatura infantil, no processo educacional escolar, apresenta-se como instrumento significativo para uma melhor compreensão da realidade das crianças, na medida em que oferece ao leitor/produtor o diálogo entre diferentes saberes. No cotidiano do estudante que vive no contexto amazônico, a literatura infantil deve apresentar-se como um campo potencial para a afirmação e reconhecimento epistêmico dos saberes culturais, visto que a natureza interdisciplinar do ato de ler envolve o diálogo entre os conhecimentos das diversas áreas, cuja significação textual é construída pela participação efetiva do leitor. Promove, ainda, o desenvolvimento da capacidade crítica e formação de leitores a partir daquilo que conhecem. Portanto este trabalho tem o objetivo de compartilhar processos de reflexão e prática referentes à inclusão das literaturas infantis regionais nos espaços escolares como forma de ampliar o crescimento intercultural do pequeno leitor, dando a possibilidade de construir seus saberes, abrindo horizontes no município para esta modalidade de leitura, agregando outros e diversos saberes ao currículo escolar. As experiências emergiram de um projeto de Extensão realizado por acadêmicos e professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas - campus da cidade de Parintins-Am – cujas atividades desencadearam uma sequencia de pesquisas e ações referentes ao campo da literatura infanto-juvenil regional e focalizou a carência pela afirmação e reconhecimento epistêmico dos conhecimentos/saberes locais dos habitantes parintinenses e sua inserção nos espaços escolares por meio da literatura, com o intuito de contribuir com reflexões e iniciativas junto aos docentes e discentes do Ensino Fundamental. Para tanto foram feitos encontros para estudos bibliográficos, debates e fichamentos de leituras sobre o tema em estudo. Em cada encontro eram feitos planejamentos de cada etapa do projeto, o qual se concretizou com: visitas às escolas para divulgação do projeto, sondagem dos títulos de literatura regional/local que a escola possuía, conversa com os professores e gestores, inscrição para as oficinas de leitura a serem realizadas na universidade e organização de ações que envolvessem os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais. . Desse modo, justifica-se a relevância deste trabalho por confirmar que a literatura contribui de modo significativo para reflexão e inserção dos saberes da cultura local na escola.

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