LITERATURA INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES LOCAIS DA CULTURA AMAZONENSE NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS-AM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37368 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4304 "inscrito_id" => 8190 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES LOCAIS DA CULTURA AMAZONENSE NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS-AM" "resumo" => "A literatura infantil, no processo educacional escolar, apresenta-se como instrumento significativo para uma melhor compreensão da realidade das crianças, na medida em que oferece ao leitor/produtor o diálogo entre diferentes saberes. No cotidiano do estudante que vive no contexto amazônico, a literatura infantil deve apresentar-se como um campo potencial para a afirmação e reconhecimento epistêmico dos saberes culturais, visto que a natureza interdisciplinar do ato de ler envolve o diálogo entre os conhecimentos das diversas áreas, cuja significação textual é construída pela participação efetiva do leitor. Promove, ainda, o desenvolvimento da capacidade crítica e formação de leitores a partir daquilo que conhecem. Portanto este trabalho tem o objetivo de compartilhar processos de reflexão e prática referentes à inclusão das literaturas infantis regionais nos espaços escolares como forma de ampliar o crescimento intercultural do pequeno leitor, dando a possibilidade de construir seus saberes, abrindo horizontes no município para esta modalidade de leitura, agregando outros e diversos saberes ao currículo escolar. As experiências emergiram de um projeto de Extensão realizado por acadêmicos e professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas - campus da cidade de Parintins-Am – cujas atividades desencadearam uma sequencia de pesquisas e ações referentes ao campo da literatura infanto-juvenil regional e focalizou a carência pela afirmação e reconhecimento epistêmico dos conhecimentos/saberes locais dos habitantes parintinenses e sua inserção nos espaços escolares por meio da literatura, com o intuito de contribuir com reflexões e iniciativas junto aos docentes e discentes do Ensino Fundamental. Para tanto foram feitos encontros para estudos bibliográficos, debates e fichamentos de leituras sobre o tema em estudo. Em cada encontro eram feitos planejamentos de cada etapa do projeto, o qual se concretizou com: visitas às escolas para divulgação do projeto, sondagem dos títulos de literatura regional/local que a escola possuía, conversa com os professores e gestores, inscrição para as oficinas de leitura a serem realizadas na universidade e organização de ações que envolvessem os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais. . Desse modo, justifica-se a relevância deste trabalho por confirmar que a literatura contribui de modo significativo para reflexão e inserção dos saberes da cultura local na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ESCOLA, SABERES LOCAIS, CONTEXTO AMAZÔNICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8190_16102017202722.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉZIA SIMÉIA BARBOSA DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KÉZIA BARBOSA" "autor_email" => "keziasimeia40@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37368 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4304 "inscrito_id" => 8190 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES LOCAIS DA CULTURA AMAZONENSE NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS-AM" "resumo" => "A literatura infantil, no processo educacional escolar, apresenta-se como instrumento significativo para uma melhor compreensão da realidade das crianças, na medida em que oferece ao leitor/produtor o diálogo entre diferentes saberes. No cotidiano do estudante que vive no contexto amazônico, a literatura infantil deve apresentar-se como um campo potencial para a afirmação e reconhecimento epistêmico dos saberes culturais, visto que a natureza interdisciplinar do ato de ler envolve o diálogo entre os conhecimentos das diversas áreas, cuja significação textual é construída pela participação efetiva do leitor. Promove, ainda, o desenvolvimento da capacidade crítica e formação de leitores a partir daquilo que conhecem. Portanto este trabalho tem o objetivo de compartilhar processos de reflexão e prática referentes à inclusão das literaturas infantis regionais nos espaços escolares como forma de ampliar o crescimento intercultural do pequeno leitor, dando a possibilidade de construir seus saberes, abrindo horizontes no município para esta modalidade de leitura, agregando outros e diversos saberes ao currículo escolar. As experiências emergiram de um projeto de Extensão realizado por acadêmicos e professores do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas - campus da cidade de Parintins-Am – cujas atividades desencadearam uma sequencia de pesquisas e ações referentes ao campo da literatura infanto-juvenil regional e focalizou a carência pela afirmação e reconhecimento epistêmico dos conhecimentos/saberes locais dos habitantes parintinenses e sua inserção nos espaços escolares por meio da literatura, com o intuito de contribuir com reflexões e iniciativas junto aos docentes e discentes do Ensino Fundamental. Para tanto foram feitos encontros para estudos bibliográficos, debates e fichamentos de leituras sobre o tema em estudo. Em cada encontro eram feitos planejamentos de cada etapa do projeto, o qual se concretizou com: visitas às escolas para divulgação do projeto, sondagem dos títulos de literatura regional/local que a escola possuía, conversa com os professores e gestores, inscrição para as oficinas de leitura a serem realizadas na universidade e organização de ações que envolvessem os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais. . Desse modo, justifica-se a relevância deste trabalho por confirmar que a literatura contribui de modo significativo para reflexão e inserção dos saberes da cultura local na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ESCOLA, SABERES LOCAIS, CONTEXTO AMAZÔNICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID8190_16102017202722.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉZIA SIMÉIA BARBOSA DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KÉZIA BARBOSA" "autor_email" => "keziasimeia40@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }