OS JOVENS E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3630 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 1145 "titulo" => "OS JOVENS E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES" "resumo" => "Vivemos hoje em uma sociedade chamada por muitos de tecnológica. Portanto, na intenção de compreender esse “mundo net”, este trabalho busca apresentar algumas reflexões acerca da relação entre os jovens e os professores na escola deste contexto, mediado pelas ferramentas digitais. Para tanto, baseamo-nos em autores como Levy (1993), Pretto (1996), Sampaio e Leite (2010), dentre outros. Esta pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa, utilizando da entrevista, observação. Portanto, este trabalho está organizado em dois momentos: no primeiro, à luz de depoimentos de alunos e professores do Ensino Médio, falamos sobre a influência da cultura tecnológica na vida da nova geração, traçando um paralelo entre “mundo net” e escola; no segundo, também a partir e sob concepções de alunos e professores, reforçamos a necessidade de inserção das tecnologias na educação, considerando que, se integradas conscientemente ao fazer pedagógico, podem (re) significar o processo de ensino-aprendizagem, podendo contribuir para o fazer educação." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 03 - CURRÍCULO CULTURAL, MÍDIA E FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "JOVENS. NOVAS TECNOLOGIAS, CONTEXTO ESCOLAR, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1145_2ccf68f3e573b2c99053ff435a692ce8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAUSTA PORTO COUTO" "autor_nome_curto" => "FAUSTINHA" "autor_email" => "faustaec@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3630 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 141 "inscrito_id" => 1145 "titulo" => "OS JOVENS E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES" "resumo" => "Vivemos hoje em uma sociedade chamada por muitos de tecnológica. Portanto, na intenção de compreender esse “mundo net”, este trabalho busca apresentar algumas reflexões acerca da relação entre os jovens e os professores na escola deste contexto, mediado pelas ferramentas digitais. Para tanto, baseamo-nos em autores como Levy (1993), Pretto (1996), Sampaio e Leite (2010), dentre outros. Esta pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa, utilizando da entrevista, observação. Portanto, este trabalho está organizado em dois momentos: no primeiro, à luz de depoimentos de alunos e professores do Ensino Médio, falamos sobre a influência da cultura tecnológica na vida da nova geração, traçando um paralelo entre “mundo net” e escola; no segundo, também a partir e sob concepções de alunos e professores, reforçamos a necessidade de inserção das tecnologias na educação, considerando que, se integradas conscientemente ao fazer pedagógico, podem (re) significar o processo de ensino-aprendizagem, podendo contribuir para o fazer educação." "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 03 - CURRÍCULO CULTURAL, MÍDIA E FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "JOVENS. NOVAS TECNOLOGIAS, CONTEXTO ESCOLAR, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1145_2ccf68f3e573b2c99053ff435a692ce8.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:49" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FAUSTA PORTO COUTO" "autor_nome_curto" => "FAUSTINHA" "autor_email" => "faustaec@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }