Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

OS JOVENS E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES

Palavra-chaves: JOVENS. NOVAS TECNOLOGIAS, CONTEXTO ESCOLAR, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES Comunicação Oral(CO) GT 03 - CURRÍCULO CULTURAL, MÍDIA E FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3630
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 1145
    "titulo" => "OS JOVENS E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Vivemos hoje em uma sociedade chamada por muitos de tecnológica. Portanto, na intenção de compreender esse “mundo net”, este trabalho busca apresentar algumas reflexões acerca da relação entre os jovens e os professores na escola deste contexto, mediado pelas ferramentas digitais. Para tanto, baseamo-nos em autores como Levy (1993), Pretto (1996), Sampaio e Leite (2010), dentre outros. Esta pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa, utilizando da entrevista, observação. Portanto, este trabalho está organizado em dois momentos: no primeiro, à luz de depoimentos de alunos e professores do Ensino Médio, falamos sobre a influência da cultura tecnológica na vida da nova geração, traçando um paralelo entre “mundo net” e escola; no segundo, também a partir e sob concepções de alunos e professores, reforçamos a necessidade de inserção das tecnologias na educação, considerando que, se integradas conscientemente ao fazer pedagógico, podem (re) significar o processo de ensino-aprendizagem, podendo contribuir para o fazer educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - CURRÍCULO CULTURAL, MÍDIA E FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA"
    "palavra_chave" => "JOVENS. NOVAS TECNOLOGIAS, CONTEXTO ESCOLAR, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1145_2ccf68f3e573b2c99053ff435a692ce8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FAUSTA PORTO COUTO"
    "autor_nome_curto" => "FAUSTINHA"
    "autor_email" => "faustaec@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3630
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 1145
    "titulo" => "OS JOVENS E AS NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES"
    "resumo" => "Vivemos hoje em uma sociedade chamada por muitos de tecnológica. Portanto, na intenção de compreender esse “mundo net”, este trabalho busca apresentar algumas reflexões acerca da relação entre os jovens e os professores na escola deste contexto, mediado pelas ferramentas digitais. Para tanto, baseamo-nos em autores como Levy (1993), Pretto (1996), Sampaio e Leite (2010), dentre outros. Esta pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa, utilizando da entrevista, observação. Portanto, este trabalho está organizado em dois momentos: no primeiro, à luz de depoimentos de alunos e professores do Ensino Médio, falamos sobre a influência da cultura tecnológica na vida da nova geração, traçando um paralelo entre “mundo net” e escola; no segundo, também a partir e sob concepções de alunos e professores, reforçamos a necessidade de inserção das tecnologias na educação, considerando que, se integradas conscientemente ao fazer pedagógico, podem (re) significar o processo de ensino-aprendizagem, podendo contribuir para o fazer educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - CURRÍCULO CULTURAL, MÍDIA E FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA"
    "palavra_chave" => "JOVENS. NOVAS TECNOLOGIAS, CONTEXTO ESCOLAR, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1145_2ccf68f3e573b2c99053ff435a692ce8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FAUSTA PORTO COUTO"
    "autor_nome_curto" => "FAUSTINHA"
    "autor_email" => "faustaec@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Vivemos hoje em uma sociedade chamada por muitos de tecnológica. Portanto, na intenção de compreender esse “mundo net”, este trabalho busca apresentar algumas reflexões acerca da relação entre os jovens e os professores na escola deste contexto, mediado pelas ferramentas digitais. Para tanto, baseamo-nos em autores como Levy (1993), Pretto (1996), Sampaio e Leite (2010), dentre outros. Esta pesquisa privilegiou a abordagem qualitativa, utilizando da entrevista, observação. Portanto, este trabalho está organizado em dois momentos: no primeiro, à luz de depoimentos de alunos e professores do Ensino Médio, falamos sobre a influência da cultura tecnológica na vida da nova geração, traçando um paralelo entre “mundo net” e escola; no segundo, também a partir e sob concepções de alunos e professores, reforçamos a necessidade de inserção das tecnologias na educação, considerando que, se integradas conscientemente ao fazer pedagógico, podem (re) significar o processo de ensino-aprendizagem, podendo contribuir para o fazer educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.