Resumo: O artigo tem como objeto de estudo o “Projeto de Extensão Equilíbrio da Mente” com ênfase no processo de alfabetização de alunos com Transtorno Mental (TM). O projeto é uma parceria entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Secretaria de Educação do município de Quixadá e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Dessa forma, objetivou-se realizar uma apresentação do Projeto, descrevendo como se realizou o processo de alfabetização em alunos com TM, no segundo semestre de 2012. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, participante, mediante observações e diagnóstico do nível de evolução da escrita, inspirado por Ferreiro e Teberosky (1986). Os resultados preliminares indicam que os alunos encontravam-se no nível pré-silábico, e que os mesmos ainda não conseguiram passar para o nível silábico. Entretanto, percebemos aprendizagens das vogais, e de algumas letras do alfabeto, embora com ritmos diferentes para cada aluno.