Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSOR-DISCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PROFESSOR-DISCENTE, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38515
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1925
    "inscrito_id" => 5462
    "titulo" => "RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSOR-DISCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo geral compreender como ocorre as relações interpessoais no processo de ensino-aprendizagem, tendo como base um relato de experiência vivenciado no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. Com isso, foi possível  ressaltar através de ações simples que acontecem no cotidiano escolar vivenciadas no estágio e que por vezes são consideradas normais  pelos professor/a na atualidade, quando na verdade, estão desfazendo relações que podem afetar significativamente o desenvolvimento intelectual e humano do discente neste processo enquanto aprendiz, o qual deve ser visto como além de um meio de construção do saber, sendo antes de tudo, um ambiente que oportuniza convivências e reflexões em prol da educação de qualidade e emancipatória. Esses fatos portanto, incorreu-se pela seguinte questão de pesquisa: De que modo acontecem as relações interpessoais na sala de aula e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem? O qual além do relato de experiência, contou com uma pesquisa bibliográfica para fundamentar essa discussão na coleta de dados, dando contribuições reflexivas durante o estudo. Dentro disso, o discussão se discorreu através de duas seções sendo a primeira delas: a sala de aula e suas implicações nas relações interpessoais no processo de ensino-aprendizagem, na qual foi possível discutir como essas relações no cotidiano escolar acontecem e como o papel do professor sendo mediador e parte primordial desse processo precisa construir e internalizar tais ações para o discente, como também na segunda seção traz o relato de experiência nesse âmbito no Estágio supervisionado no Ensino Fundamental com base em alguns fatos ocorrido na parte prática de tal, em que as relações interpessoais foram vistas e analisadas tendo como ênfase principal o processo de ensino-aprendizagem atingindo de forma eficaz e reflexivo os discentes. Para isso, foram apontadas ao longo do estudo algumas possibilidades para o estabelecimento de relações interpessoais entre professor-discente, mesmo sendo desafiador esse avanço educacional pode fazer parte da escola fomentando relações interpessoais para além dos muros escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PROFESSOR-DISCENTE, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5462_11092017150736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYRES SARMENTO SÁ BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "THAYRES SÁ"
    "autor_email" => "thayresarmento@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38515
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1925
    "inscrito_id" => 5462
    "titulo" => "RELAÇÕES INTERPESSOAIS ENTRE PROFESSOR-DISCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo geral compreender como ocorre as relações interpessoais no processo de ensino-aprendizagem, tendo como base um relato de experiência vivenciado no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. Com isso, foi possível  ressaltar através de ações simples que acontecem no cotidiano escolar vivenciadas no estágio e que por vezes são consideradas normais  pelos professor/a na atualidade, quando na verdade, estão desfazendo relações que podem afetar significativamente o desenvolvimento intelectual e humano do discente neste processo enquanto aprendiz, o qual deve ser visto como além de um meio de construção do saber, sendo antes de tudo, um ambiente que oportuniza convivências e reflexões em prol da educação de qualidade e emancipatória. Esses fatos portanto, incorreu-se pela seguinte questão de pesquisa: De que modo acontecem as relações interpessoais na sala de aula e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem? O qual além do relato de experiência, contou com uma pesquisa bibliográfica para fundamentar essa discussão na coleta de dados, dando contribuições reflexivas durante o estudo. Dentro disso, o discussão se discorreu através de duas seções sendo a primeira delas: a sala de aula e suas implicações nas relações interpessoais no processo de ensino-aprendizagem, na qual foi possível discutir como essas relações no cotidiano escolar acontecem e como o papel do professor sendo mediador e parte primordial desse processo precisa construir e internalizar tais ações para o discente, como também na segunda seção traz o relato de experiência nesse âmbito no Estágio supervisionado no Ensino Fundamental com base em alguns fatos ocorrido na parte prática de tal, em que as relações interpessoais foram vistas e analisadas tendo como ênfase principal o processo de ensino-aprendizagem atingindo de forma eficaz e reflexivo os discentes. Para isso, foram apontadas ao longo do estudo algumas possibilidades para o estabelecimento de relações interpessoais entre professor-discente, mesmo sendo desafiador esse avanço educacional pode fazer parte da escola fomentando relações interpessoais para além dos muros escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PROFESSOR-DISCENTE, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5462_11092017150736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYRES SARMENTO SÁ BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "THAYRES SÁ"
    "autor_email" => "thayresarmento@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral compreender como ocorre as relações interpessoais no processo de ensino-aprendizagem, tendo como base um relato de experiência vivenciado no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. Com isso, foi possível ressaltar através de ações simples que acontecem no cotidiano escolar vivenciadas no estágio e que por vezes são consideradas normais pelos professor/a na atualidade, quando na verdade, estão desfazendo relações que podem afetar significativamente o desenvolvimento intelectual e humano do discente neste processo enquanto aprendiz, o qual deve ser visto como além de um meio de construção do saber, sendo antes de tudo, um ambiente que oportuniza convivências e reflexões em prol da educação de qualidade e emancipatória. Esses fatos portanto, incorreu-se pela seguinte questão de pesquisa: De que modo acontecem as relações interpessoais na sala de aula e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem? O qual além do relato de experiência, contou com uma pesquisa bibliográfica para fundamentar essa discussão na coleta de dados, dando contribuições reflexivas durante o estudo. Dentro disso, o discussão se discorreu através de duas seções sendo a primeira delas: a sala de aula e suas implicações nas relações interpessoais no processo de ensino-aprendizagem, na qual foi possível discutir como essas relações no cotidiano escolar acontecem e como o papel do professor sendo mediador e parte primordial desse processo precisa construir e internalizar tais ações para o discente, como também na segunda seção traz o relato de experiência nesse âmbito no Estágio supervisionado no Ensino Fundamental com base em alguns fatos ocorrido na parte prática de tal, em que as relações interpessoais foram vistas e analisadas tendo como ênfase principal o processo de ensino-aprendizagem atingindo de forma eficaz e reflexivo os discentes. Para isso, foram apontadas ao longo do estudo algumas possibilidades para o estabelecimento de relações interpessoais entre professor-discente, mesmo sendo desafiador esse avanço educacional pode fazer parte da escola fomentando relações interpessoais para além dos muros escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.