O presente artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso e tem por objetivo analisar em que medida os estudantes – professores que atuam na rede pública de ensino compreendem a contribuição do curso de Pedagogia para a sua prática pedagógica docente. O interesse por essa temática surgiu a partir de situações que permeou a minha trajetória enquanto estudante do Curso de Pedagogia. Nesta direção, ao tratar dessa problemática, coloca-se em discussão não apenas o aperfeiçoamento, a qualificação ou a progressão da carreira docente, mas, sobretudo a possibilidade de uma reforma educativa coerente e inovadora, tendo em vista, que um processo de mudança educacional não depende unicamente dos professores e da sua formação, mas sem tal investimento essa não será possível. Para tanto, adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizamos estudos de autores como Libâneo (2011), Freire (1981), Imbernón (2011), Matos (2007), Papi (2005), Pimenta (2010), dentre outros. A partir desse estudo, foi possível identificar que as estudantes-professoras reconhecem que o Curso de Pedagogia fornece importantes contribuições teóricas, metodológicas e didáticas para o desempenho de suas funções docente em sala de aula. Assim como apontaram as fragilidades e desafios peculiares do processo de formação inicial, indicando a necessidade de se pensar em novas iniciativas para o processo formativo, com vistas ao aprimoramento estrutural, epistemológico, teórico e prático do curso, de forma a este favorecer uma formação mais alinhada à especificidade da docência da Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.