Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE ESTUDANTES - PROFESSORAS: PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB

Palavra-chaves: PEDAGOGIA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38520
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2560
    "inscrito_id" => 7243
    "titulo" => "RELATO DE ESTUDANTES - PROFESSORAS: PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB"
    "resumo" => "O presente artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso e tem por objetivo analisar em que medida os estudantes – professores que atuam na rede pública de ensino compreendem a contribuição do curso de Pedagogia para a sua prática pedagógica docente. O interesse por essa temática surgiu a partir de situações que permeou a minha trajetória enquanto estudante do Curso de Pedagogia. Nesta direção, ao tratar dessa problemática, coloca-se em discussão não apenas o aperfeiçoamento, a qualificação ou a progressão da carreira docente, mas, sobretudo a possibilidade de uma reforma educativa coerente e inovadora, tendo em vista, que um processo de mudança educacional não depende unicamente dos professores e da sua formação, mas sem tal investimento essa não será possível. Para tanto, adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizamos estudos de autores como Libâneo (2011), Freire (1981), Imbernón (2011), Matos (2007), Papi (2005), Pimenta (2010), dentre outros. A partir desse estudo, foi possível identificar que as estudantes-professoras reconhecem que o Curso de Pedagogia fornece importantes contribuições teóricas, metodológicas e didáticas para o desempenho de suas funções docente em sala de aula. Assim como apontaram as fragilidades e desafios peculiares do processo de formação inicial, indicando a necessidade de se pensar em novas iniciativas para o processo formativo, com vistas ao aprimoramento estrutural, epistemológico, teórico e prático do curso, de forma a este favorecer uma formação mais alinhada à especificidade da docência da Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7243_13092017101600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADAH KETHLYN BRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ADAH"
    "autor_email" => "adahkethlyn@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38520
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2560
    "inscrito_id" => 7243
    "titulo" => "RELATO DE ESTUDANTES - PROFESSORAS: PERCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB"
    "resumo" => "O presente artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso e tem por objetivo analisar em que medida os estudantes – professores que atuam na rede pública de ensino compreendem a contribuição do curso de Pedagogia para a sua prática pedagógica docente. O interesse por essa temática surgiu a partir de situações que permeou a minha trajetória enquanto estudante do Curso de Pedagogia. Nesta direção, ao tratar dessa problemática, coloca-se em discussão não apenas o aperfeiçoamento, a qualificação ou a progressão da carreira docente, mas, sobretudo a possibilidade de uma reforma educativa coerente e inovadora, tendo em vista, que um processo de mudança educacional não depende unicamente dos professores e da sua formação, mas sem tal investimento essa não será possível. Para tanto, adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizamos estudos de autores como Libâneo (2011), Freire (1981), Imbernón (2011), Matos (2007), Papi (2005), Pimenta (2010), dentre outros. A partir desse estudo, foi possível identificar que as estudantes-professoras reconhecem que o Curso de Pedagogia fornece importantes contribuições teóricas, metodológicas e didáticas para o desempenho de suas funções docente em sala de aula. Assim como apontaram as fragilidades e desafios peculiares do processo de formação inicial, indicando a necessidade de se pensar em novas iniciativas para o processo formativo, com vistas ao aprimoramento estrutural, epistemológico, teórico e prático do curso, de forma a este favorecer uma formação mais alinhada à especificidade da docência da Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, TRABALHO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID7243_13092017101600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADAH KETHLYN BRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ADAH"
    "autor_email" => "adahkethlyn@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo é um recorte do trabalho de conclusão de curso e tem por objetivo analisar em que medida os estudantes – professores que atuam na rede pública de ensino compreendem a contribuição do curso de Pedagogia para a sua prática pedagógica docente. O interesse por essa temática surgiu a partir de situações que permeou a minha trajetória enquanto estudante do Curso de Pedagogia. Nesta direção, ao tratar dessa problemática, coloca-se em discussão não apenas o aperfeiçoamento, a qualificação ou a progressão da carreira docente, mas, sobretudo a possibilidade de uma reforma educativa coerente e inovadora, tendo em vista, que um processo de mudança educacional não depende unicamente dos professores e da sua formação, mas sem tal investimento essa não será possível. Para tanto, adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso, seguindo uma abordagem de natureza qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas. Como aporte teórico, utilizamos estudos de autores como Libâneo (2011), Freire (1981), Imbernón (2011), Matos (2007), Papi (2005), Pimenta (2010), dentre outros. A partir desse estudo, foi possível identificar que as estudantes-professoras reconhecem que o Curso de Pedagogia fornece importantes contribuições teóricas, metodológicas e didáticas para o desempenho de suas funções docente em sala de aula. Assim como apontaram as fragilidades e desafios peculiares do processo de formação inicial, indicando a necessidade de se pensar em novas iniciativas para o processo formativo, com vistas ao aprimoramento estrutural, epistemológico, teórico e prático do curso, de forma a este favorecer uma formação mais alinhada à especificidade da docência da Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.