O presente artigo objetiva apontar a relação entre a formação docente e as práticas pedagógicas no ensino da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Tem como objetivo geral averiguar como a formação docente se relaciona com as estratégias metodológicas para o ensino da língua escrita utilizada pelos profissionais do I ciclo dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas de Feira de Santana, Bahia, Brasil. A fundamentação teórica destaca a relação entre a formação do professor alfabetizador e as estratégias metodológicas utilizadas para o ensino da língua escrita baseada na epistemologia empirista e na pedagogia relacional. Em seguida, apresenta-se a metodologia utilizada na pesquisa a qual possuiu enfoque misto, com base na investigação descritiva, com desenho fenomenológico considerando como sujeitos oito professoras do 1º ao 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas de Feira de Santana, Bahia. Para a coleta de dados foi utilizado enquanto instrumento de pesquisa o questionário aplicado com as professoras, além da realização de observação das suas práticas. Por meio desta pesquisa, foi possível identificar a influência da formação docente para a seleção das estratégias metodológicas empregadas para o ensino da língua escrita pelas professoras participantes da investigação. Como conclusão mais relevante, destaca-se a identificação de dificuldades das professoras em oferecer um ensino significativo da linguagem escrita como consequência das fragilidades de todo processo de formação vivenciado por elas. Esta produção trata-se de uma sistematização da pesquisa realizada pela autora, culminada na escrita e defesa de sua dissertação a qual lhe outorgou o título de mestre em Ciências da Educação.