O período da ditadura militar no Brasil (1964-1985) foi marcado pela forte censura repressão e vigilância social em todos os âmbitos, entre os quais, destaca-se o educacional. Nesse cenário, o modelo de ensino tecnicista, nacionalista e de forte controle ideológico gerou muita insatisfação em grande parte da população. Nesse sentido, nos anos 1980, por exemplo, os professores da rede pública de todo o país discutiram sobre a reformulação do Ensino de História, o que teve significativa repercussão nas mídias.
Todos esses debates geraram profícuos resultados. Um deles foi a aprovação do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), através do Decreto nº 91542, de 19/08/1985, suscitando uma visão positiva na estruturação da elaboração do currículo escolar e na escolha dos livros. Desde então, esse processo de seleção conta com a participação dos professores, que também podem ser produtores de materiais didáticos, o que contribui para obtenção e construção do conhecimento em diversos campos do saber, como é o caso da História.
Diante disso, o objetivo principal do nosso trabalho é fazer uma análise acerca das mudanças no Ensino de História a partir da aprovação do Programa Nacional do Livro Didático, na sua forma de edição, publicação e oferta, tendo lócus de investigação a cidade de Pitimbu/PB. Assim, pesquisamos sobre a atuação dos professores de História desse município na escolha dos livros didáticos de História do Ensino Fundamental–Séries Finais que serão utilizados no triênio (2017/2018/2019), verificando a participação dos docentes na apreciação e escolhas dos livros e problematizando como ocorreu esse processo.
Diante dessa problemática, desenvolvemos uma pesquisa de campo, ao coletarmos dados sobre a temática investigada na Secretaria de Educação de Pitimbu. Ademais, também foi de suma relevância uma pesquisa bibliográfica, com um propósito de realizar um breve levantamento do Ensino de História, a partir do PNDL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Constituição Federal de 1988 e dos Parâmetros Curriculares de História (PCNs).
Constatamos que entre os 08 professores regentes da disciplina de História, todos estiveram presentes no encontro de apreciação e escolha do livro didático. No caso do Ensino de História, foram disponibilizadas e apresentadas 04 coleções à equipe pedagógica e aos professores, que apreciaram e escolheram, a partir de multíplices análises e argumentos, uma coleção para contemplar todo o município; não havendo uma unanimidade na decisão neste resultado. Após esse processo, continuou aberta a discussão sobre a adaptação dos docentes, embora suas escolhas não fossem atendidas.
Ademais, verificamos a participação de 100% dos docentes de História na escolha dos livros didáticos de História em Pitimbu, em que 75% deles optaram pela obra Projeto Araribá História, Editora: Maria Raquel Apolinário, editora Moderna. Diante disso, constatamos que o livro didático de História é um relevante instrumento para o ensino-aprendizagem, sendo o seu processo de escolha é complexo e permeado por questões mercadológicas, ideologias e concepções pedagógicas múltiplas.