PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ALTO SERTÃO DE ALAGOAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38296 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2052 "inscrito_id" => 7320 "titulo" => "PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ALTO SERTÃO DE ALAGOAS" "resumo" => "Esta pesquisa traz discussões e resultados de estudos realizados na disciplina Alfabetização e Letramento do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão, localizada na cidade de Delmiro Gouveia. Buscando a promoção de uma educação de qualidade, esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de alfabetização e letramento em uma turma de 2° ano do ensino fundamental de uma escola no alto sertão de Alagoas, além de se desenvolver sob o interesse de conhecer as práticas alfabetizadoras no cotidiano da escola, tentando responder à questão: há inserção da alfabetização associada ao letramento ou o ensino da leitura e da escrita ainda permanece limitado ao processo de codificação e decodificação? Este trabalho insere-se no ramo das pesquisas que tomam o cotidiano escolar como objeto de estudo, ao passo que os sujeitos que compõe o cenário escolar são considerados como coautores desta pesquisa, pois também constroem conhecimentos o tempo todo tecendo, no mesmo cotidiano, a realidade escolar. Nesse sentido, este artigo trata de um estudo de caso de abordagem qualitativa, no qual foi utilizado como procedimento metodológico para a coleta de dados a observação, os registros de atividades realizadas pelos alunos, fotos e entrevista individual com a professora responsável pela turma. Desta forma, a análise foi divida em dois momentos, em que o primeiro foi a sistematização e seleção dos dados e o segundo momento foi feito o estudo desses dados. Durante a análise foi possível perceber, com foco na alfabetização e letramento, o quanto a dedicação por parte da educadora em questão, contribui para os processos de ensino-aprendizagem dos estudantes, assim como as muitas possibilidades oferecidas pela sua formação continuada e o quão relevante é levar em consideração a construção de sentido por parte das crianças em relação aos conhecimentos que lhes são proporcionados, confirmando assim, a importância da posição tomada pelo professor. De modo mais peculiar a entrevistada em questão demonstrou não apenas deter da consciência de sua responsabilidade enquanto promotora da aprendizagem das crianças, mas também demonstrou em ações o quanto sua atuação pedagógica fala por si só no processo de alfabetização e letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7320_11092017165200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMELITA MARIA GOMES" "autor_nome_curto" => "CARMEL" "autor_email" => "carmen_bermanely@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38296 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2052 "inscrito_id" => 7320 "titulo" => "PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ALTO SERTÃO DE ALAGOAS" "resumo" => "Esta pesquisa traz discussões e resultados de estudos realizados na disciplina Alfabetização e Letramento do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão, localizada na cidade de Delmiro Gouveia. Buscando a promoção de uma educação de qualidade, esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de alfabetização e letramento em uma turma de 2° ano do ensino fundamental de uma escola no alto sertão de Alagoas, além de se desenvolver sob o interesse de conhecer as práticas alfabetizadoras no cotidiano da escola, tentando responder à questão: há inserção da alfabetização associada ao letramento ou o ensino da leitura e da escrita ainda permanece limitado ao processo de codificação e decodificação? Este trabalho insere-se no ramo das pesquisas que tomam o cotidiano escolar como objeto de estudo, ao passo que os sujeitos que compõe o cenário escolar são considerados como coautores desta pesquisa, pois também constroem conhecimentos o tempo todo tecendo, no mesmo cotidiano, a realidade escolar. Nesse sentido, este artigo trata de um estudo de caso de abordagem qualitativa, no qual foi utilizado como procedimento metodológico para a coleta de dados a observação, os registros de atividades realizadas pelos alunos, fotos e entrevista individual com a professora responsável pela turma. Desta forma, a análise foi divida em dois momentos, em que o primeiro foi a sistematização e seleção dos dados e o segundo momento foi feito o estudo desses dados. Durante a análise foi possível perceber, com foco na alfabetização e letramento, o quanto a dedicação por parte da educadora em questão, contribui para os processos de ensino-aprendizagem dos estudantes, assim como as muitas possibilidades oferecidas pela sua formação continuada e o quão relevante é levar em consideração a construção de sentido por parte das crianças em relação aos conhecimentos que lhes são proporcionados, confirmando assim, a importância da posição tomada pelo professor. De modo mais peculiar a entrevistada em questão demonstrou não apenas deter da consciência de sua responsabilidade enquanto promotora da aprendizagem das crianças, mas também demonstrou em ações o quanto sua atuação pedagógica fala por si só no processo de alfabetização e letramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO, CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID7320_11092017165200.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMELITA MARIA GOMES" "autor_nome_curto" => "CARMEL" "autor_email" => "carmen_bermanely@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }