BRINCANDO COM A LEITURA E OS JOGOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS COM CÂNCER
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36110 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4295 "inscrito_id" => 8566 "titulo" => "BRINCANDO COM A LEITURA E OS JOGOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS COM CÂNCER" "resumo" => "Esse relato de experiência se originou a partir de visitas às crianças em tratamento contra o câncer no Hospital do Açúcar e em contato com o Instituto Artur Amorim, que presta assistência às crianças e seus familiares, ambos localizados em Maceió-AL. Então durante um ano, foram feitas visitas todas as semanas nas quartas-feiras. As brincadeiras adequavam-se às possibilidades do paciente, sendo que estas eram realizadas na recepção da casa da criança, dentro do Hospital do Açúcar.A maioria das crianças em tratamento é do interior do Estado e, normalmente, passam longos períodos longe da escola, seja por internamentos prolongados ou por conta da imunidade muito baixa em decorrência do tratamento. A pesquisa teve por objetivo retirá-las do foco da doença/tratamento e desenvolver um trabalho pedagógico e lúdico, por meio dos livros, letras e jogos pedagógicos, que melhorassem o letramento, raciocínio lógico e a motricidade. Por meio de suas escolhas na leitura era possível realizar uma breve sondagem e articuladas as historias distribuíam também desenhos de personagem. Utilizou-se por metodologia a intervenção por meio de livros de literatura infantil, alfabeto móvel e jogos pedagógicos (memória, dominó de letras e figuras, etc). Acredita-se que com esse projeto começará a ensaiar a curricularização da extensão e ao mesmo tempo inserir os estudantes da Pedagogia na área de Pedagogia Hospitalar. Conclui-se assim que a brincadeira e a contação de historia amenizam os traumas da espera angustiante da quimioterapia e dos resultados de exames, otimizando o desenvolvimento de projetos de extensão que possam propor a alfabetização dessas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR, LEITURA, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8566_16102017202054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARCELA PEPE" "autor_nome_curto" => "CRIS PEPE" "autor_email" => "cristianepepe.ufal@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36110 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4295 "inscrito_id" => 8566 "titulo" => "BRINCANDO COM A LEITURA E OS JOGOS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS COM CÂNCER" "resumo" => "Esse relato de experiência se originou a partir de visitas às crianças em tratamento contra o câncer no Hospital do Açúcar e em contato com o Instituto Artur Amorim, que presta assistência às crianças e seus familiares, ambos localizados em Maceió-AL. Então durante um ano, foram feitas visitas todas as semanas nas quartas-feiras. As brincadeiras adequavam-se às possibilidades do paciente, sendo que estas eram realizadas na recepção da casa da criança, dentro do Hospital do Açúcar.A maioria das crianças em tratamento é do interior do Estado e, normalmente, passam longos períodos longe da escola, seja por internamentos prolongados ou por conta da imunidade muito baixa em decorrência do tratamento. A pesquisa teve por objetivo retirá-las do foco da doença/tratamento e desenvolver um trabalho pedagógico e lúdico, por meio dos livros, letras e jogos pedagógicos, que melhorassem o letramento, raciocínio lógico e a motricidade. Por meio de suas escolhas na leitura era possível realizar uma breve sondagem e articuladas as historias distribuíam também desenhos de personagem. Utilizou-se por metodologia a intervenção por meio de livros de literatura infantil, alfabeto móvel e jogos pedagógicos (memória, dominó de letras e figuras, etc). Acredita-se que com esse projeto começará a ensaiar a curricularização da extensão e ao mesmo tempo inserir os estudantes da Pedagogia na área de Pedagogia Hospitalar. Conclui-se assim que a brincadeira e a contação de historia amenizam os traumas da espera angustiante da quimioterapia e dos resultados de exames, otimizando o desenvolvimento de projetos de extensão que possam propor a alfabetização dessas crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA HOSPITALAR, LEITURA, CRIANÇAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8566_16102017202054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE MARCELA PEPE" "autor_nome_curto" => "CRIS PEPE" "autor_email" => "cristianepepe.ufal@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }