Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: TRABALHANDO ADIÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS COM O RECURSO DO JOGO

Palavra-chaves: NÚMEROS INTEIROS, ENSINO FUNDAMENTAL, SITUAÇÕES ADIDÁTICA Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida em sala de aula, sendo uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia alternativa de ensino usando o uso de jogos para o ensino da Matemática na tentativa de contribuir para aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental. Para isso foi realizada uma pesquisa com 32 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola de rede municipal de Carpina no estado de Pernambuco. A pesquisa foi discutida com base na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, entendendo a importância do jogo como recurso didático e como se enquadra na situação adidática. A pesquisa foi realizada em dois momentos, o primeiro com o ensino do conteúdo adição de números inteiros com a abordagem mecânica e o segundo momento com a aplicação do jogo sobre o mesmo conteúdo como metodologia alternativa. Foi apresentada uma determinada questão para que os alunos resolvessem e a partir disso, coletar os resultados. Os resultados revelaram que os alunos estavam acostumados com o repasse do conteúdo de forma mecânica, mas ainda assim encontraram dificuldades na resolução da questão, e que através de uma metodologia alternativa com o uso de jogos atribuiu melhoria na aprendizagem do conteúdo adição de números inteiros e os alunos conseguiram resolver a mesma questão e obter resultados satisfatórios. Ficou evidente que o recurso utilizado como metodologia alternativa deixou a aula de Matemática mais dinâmica, participativa e cativante. Com isso, a educação Matemática pode ser utilizada de recursos didáticos como metodologia de ensino e assim melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

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