REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES EM EXPERIENCIAS DA ZONA RURAL NO CARIRI CEARENSE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38494 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 2596 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES EM EXPERIENCIAS DA ZONA RURAL NO CARIRI CEARENSE" "resumo" => "Nos Parâmetros curriculares nacionais é reificada a ideia de que a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas (BRASIL. 1997). O estudante de artes, deve torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no exercício de uma observação crítica do que existe na sua cultura, podendo criar condições para uma qualidade de vida melhor. É a partir de reflexões como essas, sobre o ensino de artes, que me propus enquanto artesão e estudante de Artes, a lecionar e motivar a produção artística de jovens da zona rural da cidade de Crato-CE, participantes de uma ONG. O objetivo das aulas, era proporcionar a esses jovens a possibilidade de pensar e experiênciar seu cotidiano específico através da criação e percepção da arte. Na experiência com os jovens da ONG, podemos reificar a importância da produção artística menor, que para Lukács, faz parte do que ele chama de “ciclo problemático do agradável”, pois nem sempre a atividade artística produz obras de arte capazes de transcender o cotidiano, mas não por isso, deixam de ser emanações da vida cotidiana. Em suas produções, os jovens apresentavam suas angustias, desejos, bem como, as lentes com as quais viam o mundo. Permitindo-nos reificar que Tanto a ciência quanto a arte, respondem a essa necessidade mediante a construção de objetos de conhecimento que, juntamente com as relações sociais, políticas e econômicas, sistemas filosóficos e éticos, formam o conjunto de manifestações simbólicas de uma determinada cultura. Ciência e arte são, assim, produtos que expressam as representações imaginárias das distintas culturas, que se renovam através dos tempos, construindo o percurso da história humana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO, ARTES, PRODUÇÃO CRIATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID2596_19052017154150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO HENRIQUE DA SILVA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "GASPAR" "autor_email" => "rogeriohenrique.34@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38494 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 2596 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ARTES EM EXPERIENCIAS DA ZONA RURAL NO CARIRI CEARENSE" "resumo" => "Nos Parâmetros curriculares nacionais é reificada a ideia de que a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas (BRASIL. 1997). O estudante de artes, deve torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta, no exercício de uma observação crítica do que existe na sua cultura, podendo criar condições para uma qualidade de vida melhor. É a partir de reflexões como essas, sobre o ensino de artes, que me propus enquanto artesão e estudante de Artes, a lecionar e motivar a produção artística de jovens da zona rural da cidade de Crato-CE, participantes de uma ONG. O objetivo das aulas, era proporcionar a esses jovens a possibilidade de pensar e experiênciar seu cotidiano específico através da criação e percepção da arte. Na experiência com os jovens da ONG, podemos reificar a importância da produção artística menor, que para Lukács, faz parte do que ele chama de “ciclo problemático do agradável”, pois nem sempre a atividade artística produz obras de arte capazes de transcender o cotidiano, mas não por isso, deixam de ser emanações da vida cotidiana. Em suas produções, os jovens apresentavam suas angustias, desejos, bem como, as lentes com as quais viam o mundo. Permitindo-nos reificar que Tanto a ciência quanto a arte, respondem a essa necessidade mediante a construção de objetos de conhecimento que, juntamente com as relações sociais, políticas e econômicas, sistemas filosóficos e éticos, formam o conjunto de manifestações simbólicas de uma determinada cultura. Ciência e arte são, assim, produtos que expressam as representações imaginárias das distintas culturas, que se renovam através dos tempos, construindo o percurso da história humana." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO, ARTES, PRODUÇÃO CRIATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID2596_19052017154150.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO HENRIQUE DA SILVA ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "GASPAR" "autor_email" => "rogeriohenrique.34@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }