Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE SANTO AMARO- MA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo: O presente artigo é oriundo de resultados obtidos através do projeto de formação de professores em educação especial que está vinculado a Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, tendo como lócus o município de Santo Amaro- MA. É extremamente oportuno o desenvolvimento do projeto nesse município haja vista que as escolas públicas precisam ampliar suas ações, no sentido de atender, inclusive, alunos que são oriundos das camadas sociais com menor índice de desenvolvimento humano. O objetivo do projeto é promover intervenção pedagógica no município de Santo Amaro, com formações na área da Educação Especial, visando a melhoria da qualidade do ensino, com propostas de currículos viáveis ao aprendizado dos alunos com deficiência. Quanto ao método, optou-se pela fundamentação dialética da educação especial na perspectiva inclusiva, afim de se obter conhecimentos técnicos suficiente sobre a temática, foram utilizados para coleta de dados instrumentos tais como, questionário de perfil e entrevista semiestruradas. A primeira etapa do projeto foi dedicada ao levantamento de dados. Buscou-se saber sobre a realização de matriculas de alunos com deficiência, como os professores estavam lhe dando com essa situação, qual o conhecimento prévio sobre a inclusão de alunos com deficiência possuíam. A partir do levantamento, foi possível traçar os caminhos para a realização da formação. Na segunda e terceira etapa os professores receberam capacitação, onde foram expostos desde a política inclusiva, as deficiências, síndromes e transtornos suas características e possíveis causas, as orientações curriculares para cada deficiência entre outros. A formação visa melhorar as lacunas existentes no processo de formação inicial dos professores. Para a quarta e última etapa que ainda não foi realizada será feita a confecção de recursos que ajudem os professores e aos alunos no desenvolvimento de suas capacidades. Este artigo apresenta alguns dados coletados durante a execução do Projeto de formação de professores em Educação Especial Inclusiva, traz um demonstrativo de algumas das principais barreiras que a efetivação da inclusão apresenta, visto que, o aprofundamento dos conhecimentos na área de educação especial, poderá favorecer a melhoria das práticas pedagógicas frente aos desafios da inclusão de pessoas com deficiência.

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