Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANOS DE AULA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA O PORTAL DO PROFESSOR

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PORTAL DO PROFESSOR Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Ensinar ciências de forma tradicional é uma prática enraizada no sistema educacional brasileiro. Nessa forma de ensinar, o aluno é pouco ativo e apenas recebe passivamente informações transmitidas pelo docente. O Portal do Professor, do Ministério da Educação disponibiliza planos de aulas para os níveis básicos de ensino, visando orientar os docentes durante suas práticas na disciplina de ciências naturais, sendo que alguns desses planos de aula atendem as orientações dos PCN’s e contribui no desenvolvimento da leitura, escrita, investigação e formação do pensamento crítico. O intuito do presente estudo foi analisar planos de aula contidos na plataforma Portal do Professor e investigar se eles baseiam-se no princípio da aprendizagem significativa e por investigação. Como procedimento metodológico, selecionamos aleatoriamente cinco planos de aula, são eles: “Cadeias e teias alimentares: fluxo de energia e matéria nos ecossistemas”, “A matéria: propriedades e transformações físicas”, “Composição química do sistema solar”, “Como cuidar dos nossos rins”, “Exercício físico e saúde: uma combinação perfeita”, todos eles da disciplina de ciências do 3º e 4º ciclo do ensino fundamental (6° ao 9° ano) disponíveis na plataforma. De acordo com as análises, percebeu-se que os planos de aula possuem sugestões satisfatórias para o ensino de ciências e estão baseados no princípio da aprendizagem significativa, propondo atividades que permitem ao docente analisar os conhecimentos prévios dos estudantes, e trabalharem novos conceitos e informações a partir do que eles já sabem. Portanto concluímos que todos os planos de aula analisados se baseiam no princípio da aprendizagem significativa e por investigação. Os planos foram satisfatórios ao utilizarem metodologia que buscassem o desenvolvimento de habilidades e competências para estudantes do ensino fundamental. Os planos também contemplaram os três conteúdos ensino-aprendizagem (conceitual, procedimental e atitudinal).

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