REFLEXÕES GRAMSCIANAS ACERCA DO OLHAR DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS-MA SOBRE A ESCOLA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38482 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1164 "inscrito_id" => 6909 "titulo" => "REFLEXÕES GRAMSCIANAS ACERCA DO OLHAR DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS-MA SOBRE A ESCOLA" "resumo" => "O presente artigo é um desdobramento de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2016 na cidade São João dos Patos – MA com estudantes de 9º ano do ensino fundamental. O referido estudo foi desenvolvido por oportunidade da Prática Educativa da disciplina Sociologia da Educação, no âmbito do curso de Licenciatura Plena em Matemática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus São João dos Patos. Dessa forma, objetivo principal deste trabalho é identificar e refletir sobre o maior motivo que faz com que os adolescentes estejam na escola e o principal papel da mesma para sua formação. Para tanto, abordamos algumas ideias de Antonio Gramsci, fazendo um paralelo entre os dados da pesquisa com os seus conceitos de Escola Unitária e Industrialismo, onde a Escola Unitária é caraterizada pelo autor como instrumento de transformação da sociedade, pois abrange uma formação técnico-cientifica e humanística, isto é, integral, se opondo ao industrialismo que vê a escola somente como um local de formação técnica. O autor defende uma educação escolar que ultrapassa os muros das escolas e a relação entre trabalho e sociedade, fazendo uma união do processo teórico da profissão com o processo prático da organização da sociedade, ou seja, defende uma escola que forme não apenas um trabalhador técnico e sim um pensador político que de alguma forma contribua no destino da sua sociedade, desenvolvendo todas as suas habilidade e competências de maneira integral. Os dados utilizados são de natureza quantitativa e foram coletados junto a 130 estudantes do 9º ano do ensino fundamental a partir de um questionário estruturado. De um modo geral, os resultados demonstram que os adolescentes veem a escola como um local de treinamento para o mercado de trabalho, o que acaba sustentando a crítica gramsciana de que a educação satisfaz a necessidade do capitalismo, deixando de lado a formação integral do estudante, voltada também para o aspecto humanístico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR, GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID6909_09092017144019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE MOURA DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "DAIANE MOURA " "autor_email" => "jesus.daiane.deus@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38482 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1164 "inscrito_id" => 6909 "titulo" => "REFLEXÕES GRAMSCIANAS ACERCA DO OLHAR DOS ESTUDANTES SECUNDARISTAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS-MA SOBRE A ESCOLA" "resumo" => "O presente artigo é um desdobramento de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2016 na cidade São João dos Patos – MA com estudantes de 9º ano do ensino fundamental. O referido estudo foi desenvolvido por oportunidade da Prática Educativa da disciplina Sociologia da Educação, no âmbito do curso de Licenciatura Plena em Matemática do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus São João dos Patos. Dessa forma, objetivo principal deste trabalho é identificar e refletir sobre o maior motivo que faz com que os adolescentes estejam na escola e o principal papel da mesma para sua formação. Para tanto, abordamos algumas ideias de Antonio Gramsci, fazendo um paralelo entre os dados da pesquisa com os seus conceitos de Escola Unitária e Industrialismo, onde a Escola Unitária é caraterizada pelo autor como instrumento de transformação da sociedade, pois abrange uma formação técnico-cientifica e humanística, isto é, integral, se opondo ao industrialismo que vê a escola somente como um local de formação técnica. O autor defende uma educação escolar que ultrapassa os muros das escolas e a relação entre trabalho e sociedade, fazendo uma união do processo teórico da profissão com o processo prático da organização da sociedade, ou seja, defende uma escola que forme não apenas um trabalhador técnico e sim um pensador político que de alguma forma contribua no destino da sua sociedade, desenvolvendo todas as suas habilidade e competências de maneira integral. Os dados utilizados são de natureza quantitativa e foram coletados junto a 130 estudantes do 9º ano do ensino fundamental a partir de um questionário estruturado. De um modo geral, os resultados demonstram que os adolescentes veem a escola como um local de treinamento para o mercado de trabalho, o que acaba sustentando a crítica gramsciana de que a educação satisfaz a necessidade do capitalismo, deixando de lado a formação integral do estudante, voltada também para o aspecto humanístico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESCOLAR, GRAMSCI, ESCOLA UNITÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA4_ID6909_09092017144019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANE MOURA DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "DAIANE MOURA " "autor_email" => "jesus.daiane.deus@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }