Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS PARA VALIDAÇÃO DO MÉTODO DA QUANTIFICAÇÃO DO CLORETO DE SÓDIO: PROPOSTA DIDÁTICA PARA AULAS DE QUÍMICA ANALÍTICA

Palavra-chaves: ATIVIDADES PRÁTICAS, EXPERIMENTAL, CONDUTIVIDADE Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A análise quantitativa requer validação do método para oferecer confiabilidade dos resultados. Os erros aleatórios apresentam distribuição normal e desta forma podem ser quantizados por dados estatísticos. Desta forma, os resultados obtidos a partir de atividades práticas de Química Analítica Quantitativa, que visam a determinação da quantidade de um analito em uma amostra, devem estar associados a tratamentos estatísticos que validem o método e descrevam o erro associado a análise. A solução fisiológica é uma solução amplamente utilizada para diversos fins, principalmente terapêuticos, trata-se de uma solução aquosa de cloreto de sódio 0,9%, a produção do soro fisiológico requer atenção quanto a qualidade e a garantia da sua composição adequada e a análise quantitativa deve garantir a atribuição de certo nível de confiabilidade aos resultados obtidos em um procedimento analítico. Neste contexto, uma proposta experimental, associando a estatística a resultados experimentais foi realizada na turma de Química Analítica Quantitativa do curso de Licenciatura em Química – modalidade PARFOR, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. Nesta metodologia, amostras comerciais de soro fisiológico de diferentes fabricantes foram analisadas por medida de condutividade e a concentração do cloreto de sódio foi determinada pela associação entre estas variáveis. Aos resultados, foram aplicados o método de mínimos quadrados para construção da curva padrão, teste de hipótese, teste t-Student e cálculo de desvio padrão. A proposta experimental foi realizada em 4 h e o tratamento dos dados obtidos foi realizado em aula posterior, com orientação do professor responsável. A partir do experimento percebeu-se uma melhora no processo de ensino e aprendizagem diagnosticada através de discussões em sala de aula.

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