Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA MODALIDADE DE ENSINO EJA COMO REVELAÇÃO DE VALORES DA COMUNIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, VALORES Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

O presente estudo tem como finalidade apresentar a execução do projeto denominado de “Educação Patrimonial: Nossas conquistas e nossos valores”, ainda em desenvolvimento e amadurecimento, que ocorreu no chão de uma escola pública do Município de João Pessoa, no Bairro do Grotão, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A Escola possui quatro ciclos divididos em: uma turma de ciclo I, uma turma de ciclo II, duas turmas de ciclo III, duas turmas de ciclo IV e os filhos da EJA, estes últimos são acompanhados por uma cuidadora enquanto seus pais permanecem em sala de aula, todos funcionando no turno da noite. O objetivo central do projeto foi: compreender os bens e valores da comunidade local, reconhecendo e valorizando as referências culturais, históricas, religiosas, sociais e geográficas daquela comunidade. Vale ressaltar, que a Educação Patrimonial tem como finalidade proporcionar a reapropriação de valores históricos, culturais, monumentos, tradições da localidade, bens simbólicos e concretos, dentre outros. A elaboração do referido projeto teve como proposta inicial temáticas direcionadas pela Secretaria de Educação e Cultura do referido município. Entretanto, só foi após o diálogo com os demais docentes da comunidade escolar, que percebendo a importância da temática, professores, técnicos e alunos abraçaram a causa e desenvolveram propostas concretas, das quais foram efetivadas e executadas em conformidade com os planejamentos prévios. Dentro deste contexto de descobertas, pode-se observar memórias reveladoras de construção de identidade presente nas recordações narradas nas inúmeras vozes dos discentes e profissionais antigos da escola, o que despertou o sentimento de pertencimento do lugar onde moram. Deste modo, o projeto fluiu de forma prazerosa, despertando o interesse mútuo dos envolvidos e, consequentemente, facilitando o processo de ensino aprendizagem. A vivência deste projeto despertou interesse em conhecer os valores e as referências culturais do citado bairro.

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