Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGANDO AS CADEIAS CARBÔNICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO MÉDIO, QUÍMICA ORGÂNICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Com o passar dos anos novas atividades didáticas são inseridas na prática docente com o propósito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre elas, temos os jogos didáticos que são caracterizados por possibilitarem um ambiente diferenciado que une o lúdico e o educativo e além de estimularem a aprendizagem dos estudantes, também auxiliam no desenvolvimento de habilidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva estimular a aprendizagem de estudantes do 3° ano do Ensino Médio acerca dos conteúdos iniciais da Química Orgânica por meio do jogo didático Investigando as Cadeias Carbônicas. Elaboramos e aplicamos o jogo didático em três turmas do 3° ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio da cidade de Carpina-PE. O planejamento da atividade e a execução das intervenções foram realizadas por Licenciandos em Química do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade na sala de aula constituiu-se em três etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem + explanação do conteúdo; Aplicação do jogo; e avaliação do jogo. A explicação do conteúdo foi realizada a partir das dificuldades dos estudantes no conteúdo de cadeias carbônicas e percebemos que a maioria dos estudantes das três turmas não sabiam determinar a fórmula molecular de uma cadeia carbônica. No questionário avaliativo aplicado após o jogo, continha uma questão acerca desta temática e 85,20% obtiveram êxito, sendo perceptível o desenvolvimento cognitivo neste quesito. Também perguntamos de que forma o jogo Investigando as Cadeias Carbônicas os ajudaram na aprendizagem do conteúdo e todos os estudantes das três turmas afirmaram que de alguma forma o jogo aplicado contribuiu para a aprendizagem no conteúdo, ressaltando a diversão proporcionada pelo jogo, o trabalho em grupo e o auxílio no processo de aprendizagem. Desta forma, concluímos que os estudantes sentiram-se mais motivados em participar da atividade por promover um ambiente descontraído e diferenciado, contribuindo para a participação no jogo e no processo de aprendizagem, de modo que possibilitou o esclarecimento de dúvidas e a compreensão do conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.