INVESTIGANDO AS CADEIAS CARBÔNICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37261 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1358 "inscrito_id" => 2362 "titulo" => "INVESTIGANDO AS CADEIAS CARBÔNICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Com o passar dos anos novas atividades didáticas são inseridas na prática docente com o propósito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre elas, temos os jogos didáticos que são caracterizados por possibilitarem um ambiente diferenciado que une o lúdico e o educativo e além de estimularem a aprendizagem dos estudantes, também auxiliam no desenvolvimento de habilidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva estimular a aprendizagem de estudantes do 3° ano do Ensino Médio acerca dos conteúdos iniciais da Química Orgânica por meio do jogo didático Investigando as Cadeias Carbônicas. Elaboramos e aplicamos o jogo didático em três turmas do 3° ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio da cidade de Carpina-PE. O planejamento da atividade e a execução das intervenções foram realizadas por Licenciandos em Química do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade na sala de aula constituiu-se em três etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem + explanação do conteúdo; Aplicação do jogo; e avaliação do jogo. A explicação do conteúdo foi realizada a partir das dificuldades dos estudantes no conteúdo de cadeias carbônicas e percebemos que a maioria dos estudantes das três turmas não sabiam determinar a fórmula molecular de uma cadeia carbônica. No questionário avaliativo aplicado após o jogo, continha uma questão acerca desta temática e 85,20% obtiveram êxito, sendo perceptível o desenvolvimento cognitivo neste quesito. Também perguntamos de que forma o jogo Investigando as Cadeias Carbônicas os ajudaram na aprendizagem do conteúdo e todos os estudantes das três turmas afirmaram que de alguma forma o jogo aplicado contribuiu para a aprendizagem no conteúdo, ressaltando a diversão proporcionada pelo jogo, o trabalho em grupo e o auxílio no processo de aprendizagem. Desta forma, concluímos que os estudantes sentiram-se mais motivados em participar da atividade por promover um ambiente descontraído e diferenciado, contribuindo para a participação no jogo e no processo de aprendizagem, de modo que possibilitou o esclarecimento de dúvidas e a compreensão do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO MÉDIO, QUÍMICA ORGÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2362_10092017145544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA JOAQUINA DE OLIVEIRA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA" "autor_email" => "renata_joaquina@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37261 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1358 "inscrito_id" => 2362 "titulo" => "INVESTIGANDO AS CADEIAS CARBÔNICAS: UM JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Com o passar dos anos novas atividades didáticas são inseridas na prática docente com o propósito de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre elas, temos os jogos didáticos que são caracterizados por possibilitarem um ambiente diferenciado que une o lúdico e o educativo e além de estimularem a aprendizagem dos estudantes, também auxiliam no desenvolvimento de habilidades. Nesta perspectiva, o presente trabalho objetiva estimular a aprendizagem de estudantes do 3° ano do Ensino Médio acerca dos conteúdos iniciais da Química Orgânica por meio do jogo didático Investigando as Cadeias Carbônicas. Elaboramos e aplicamos o jogo didático em três turmas do 3° ano do ensino médio de uma Escola de Referência em Ensino Médio da cidade de Carpina-PE. O planejamento da atividade e a execução das intervenções foram realizadas por Licenciandos em Química do IFPE – Campus Vitória de Santo Antão, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A atividade na sala de aula constituiu-se em três etapas: Sondagem de verificação da aprendizagem + explanação do conteúdo; Aplicação do jogo; e avaliação do jogo. A explicação do conteúdo foi realizada a partir das dificuldades dos estudantes no conteúdo de cadeias carbônicas e percebemos que a maioria dos estudantes das três turmas não sabiam determinar a fórmula molecular de uma cadeia carbônica. No questionário avaliativo aplicado após o jogo, continha uma questão acerca desta temática e 85,20% obtiveram êxito, sendo perceptível o desenvolvimento cognitivo neste quesito. Também perguntamos de que forma o jogo Investigando as Cadeias Carbônicas os ajudaram na aprendizagem do conteúdo e todos os estudantes das três turmas afirmaram que de alguma forma o jogo aplicado contribuiu para a aprendizagem no conteúdo, ressaltando a diversão proporcionada pelo jogo, o trabalho em grupo e o auxílio no processo de aprendizagem. Desta forma, concluímos que os estudantes sentiram-se mais motivados em participar da atividade por promover um ambiente descontraído e diferenciado, contribuindo para a participação no jogo e no processo de aprendizagem, de modo que possibilitou o esclarecimento de dúvidas e a compreensão do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO MÉDIO, QUÍMICA ORGÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2362_10092017145544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA JOAQUINA DE OLIVEIRA BARBOZA" "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA" "autor_email" => "renata_joaquina@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }