O presente trabalho buscou-se averiguar através de uma análise dos dados coletados, do questionário e da análise fotográficas a proposta educativa do Instituto Flora Vida para a educação do campo, analisando as vivências do programa Farmácia Viva. O Instituto Flora Vida, esta localizado em uma área rural do povoado de Rosapólis, à Rua Pilocarpina n° 350, Bairro Rosápolis, instalada ao lado da fábrica da ANIDRO III, na cidade de Parnaiba-PI. A pesquisa se deu da seguinte maneira, Inicialmente foi feita uma reflexão inicial sobre a educação campesina. Em seguida discute se sobre a formação do professor e a proposta pedagógica para atuar na educação do campo, assim como, a importância do professor como mediador insubstituível no processo de aquisição de conhecimentos seja em que forma se dê e mesmo que ele não titulado. A pesquisa foi de campo com abordagem qualitativa, e contou com a participação de duas professoras de escolas da zona rural da cidade de Parnaíba-PI, as mesmas tiveram sua contribuição, por meio da aplicação de um questionário, onde puderam expor suas vivencias e experiências na aula pratica no que diz respeito a educação ambiental. Depreendeu-se durante toda a pesquisa que a prática educativa não sucede no vazio, mas tem por base, necessariamente, uma concepção de homem, de sociedade e de escola que sustenta e dirige o fazer docente. Estas contribuições foram consideradas no seu conjunto, como principal fonte a sistematização. Neste contexto, destacou-se o papel do profissional pedagogo, não só como educador, mas como construtor teórico da sua prática profissional.