A investigação realizada tem por objetivo ressaltar as contribuições do supervisor no processo de avaliação escolar. Considerando a complexidade que se dá o ato de avaliar, buscou-se compreender essa etapa essencial do processo ensino e aprendizagem, Assim se faz necessário conhecer um breve histórico da avaliação através do ato de avaliar, a avaliação, como também os limites e possibilidades do supervisor escolar diante do processo de avaliação. Tendo em vista o real papel do supervisor enquanto sujeito colaborador na construção do currículo escolar de qualidade, assumindo uma postura mediadora na sistematização de metodologias avaliativas mais significavas, libertadoras e dinâmicas, no intuito de ressignificar esse processo que durante muito tempo foi pautado de através de um modelo padronizado, cujo o único objetivo era a classificação do alunado, para que ao final do processo fossem aprovados ou retidos sem considerar as heterogeneidades dos mesmos, Nesse pressuposto o supervisor se mostra como sendo peça fundamental na orientação para transformação desse modelo de avaliação, buscando ressignificá-la tornando-a uma ferramenta de carácter colaborativo capaz de identificar quais as práticas pedagógicas desenvolvidas que foram positivas e negativas para a construção da aprendizagem dos educandos, cujo é o principal objetivo do processo ensino e aprendizagem, ou seja, proporcionar possibilidades, desafios e estímulos capazes de favorecer a construção dos conhecimentos e o desenvolvimento pleno, crítico e autônomo do aluno, sendo este o principal sujeito do processo educacional.