RESUMO:Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no Centro Estadual de Educação Profissional – Ministro Petrônio Portella em Parnaíba/PI. Na compreensão de que a Educação Profissional se constitui em uma educação direcionada aos filhos da classe trabalhadora, nos propomos analisar a dicotomia entre ensino técnico e propedêutico, além de buscar compreender as propostas que procuram suplantar essa dicotomia, e a falácia que vincula qualificação a empregabilidade. Verificamos os limites e as possibilidades dessa modalidade de ensino na perspectiva de formação/qualificação para o mundo do trabalho e para uma educação omnilateral. Como metodologia de pesquisa utilizamos o materialismo histórico dialético, realizamos entrevistas semiestruturadas com a gestora da instituição e com os discentes, fizemos pesquisa documental a fim de confrontar a realidade com a perspectiva teórica. Partimos dos estudos de Mészáros (2008), Nosella (2002), Gramsci (2010) e Ponce (2005) para a fundamentação de nossas análises.