QUADRINHOS NA SALA DE AULA: DIMENSÕES SIMBÓLICAS E RESSIGNIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38432 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1866 "inscrito_id" => 7682 "titulo" => "QUADRINHOS NA SALA DE AULA: DIMENSÕES SIMBÓLICAS E RESSIGNIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO" "resumo" => "O trabalho em sala de aula precisa sempre passar por reflexões, ser repensado de forma a se tornar mais eficiente e prazeroso. A escola é um ambiente vivo, não é um espaço isolado e imune às influências externas, ela é a própria sociedade, pois é lá onde se reforçam valores e se confrontam e ressignificam posicionamentos e posturas diante do mundo. Os professores trabalham todos os dias diante de um duplo desafio: tornar suas aulas mais atrativas e engajar o máximo de alunos nas mesmas, e ao mesmo tempo não perder o foco sobre os conteúdos curriculares básicos para que os alunos possam adquirir as competências necessárias na disciplina ministrada. Considerando-se os debates sobre as novas abordagens e o uso de outras linguagens no ensino de história, o presente estudo objetiva analisar a utilização das histórias em quadrinhos nas aulas de história, com foco na produção do aluno através dos elementos de significação da referida linguagem, na confecção de quadrinhos por parte deles a partir de temas escolhidos nas aulas. O trabalho é fruto da um projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2009 em uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa, o mesmo encontra-se ainda atuante até o presente momento, 2017. Para tanto, nos apoiamos nos pressupostos pedagógicos da educação dialógica, de Paulo Freire, e na pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani. Desse modo, observamos que as histórias em quadrinhos se constituem numa ferramenta extremamente rica, que pode contribuir de forma significativa na conversão, e reconhecimento, do aluno como protagonista do seu conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "NOVAS LINGUAGENS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ENSINO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7682_11092017140404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELIENE CHRISTINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KELIENE SILVA" "autor_email" => "kelienechristina@gmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38432 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1866 "inscrito_id" => 7682 "titulo" => "QUADRINHOS NA SALA DE AULA: DIMENSÕES SIMBÓLICAS E RESSIGNIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO" "resumo" => "O trabalho em sala de aula precisa sempre passar por reflexões, ser repensado de forma a se tornar mais eficiente e prazeroso. A escola é um ambiente vivo, não é um espaço isolado e imune às influências externas, ela é a própria sociedade, pois é lá onde se reforçam valores e se confrontam e ressignificam posicionamentos e posturas diante do mundo. Os professores trabalham todos os dias diante de um duplo desafio: tornar suas aulas mais atrativas e engajar o máximo de alunos nas mesmas, e ao mesmo tempo não perder o foco sobre os conteúdos curriculares básicos para que os alunos possam adquirir as competências necessárias na disciplina ministrada. Considerando-se os debates sobre as novas abordagens e o uso de outras linguagens no ensino de história, o presente estudo objetiva analisar a utilização das histórias em quadrinhos nas aulas de história, com foco na produção do aluno através dos elementos de significação da referida linguagem, na confecção de quadrinhos por parte deles a partir de temas escolhidos nas aulas. O trabalho é fruto da um projeto que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2009 em uma escola pública de ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa, o mesmo encontra-se ainda atuante até o presente momento, 2017. Para tanto, nos apoiamos nos pressupostos pedagógicos da educação dialógica, de Paulo Freire, e na pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani. Desse modo, observamos que as histórias em quadrinhos se constituem numa ferramenta extremamente rica, que pode contribuir de forma significativa na conversão, e reconhecimento, do aluno como protagonista do seu conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "NOVAS LINGUAGENS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, ENSINO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID7682_11092017140404.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELIENE CHRISTINA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KELIENE SILVA" "autor_email" => "kelienechristina@gmail.co" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }