A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35650 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1380 "inscrito_id" => 2909 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de jogos no ensino fundamental I como uma possibilidade em aliar os jogos ao cotidiano do professor, auxiliando-o no processo de ensino e aprendizagem da matemática ao propiciar um cenário onde novas situações são apresentadas. O uso de jogos didáticos na sala de aula não é algo novo, sendo bastante conhecido o seu potencial para o ensino e a aprendizagem em muitas áreas do conhecimento. Com relação às aulas de matemática, o uso de jogos alude uma transformação significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que permite desfigurar o modelo tradicional de ensino. Pensando nisso e nas deficiências e desinteresse dos alunos com relação à disciplina de matemática no ensino fundamental I. Procuramos, através desse estudo, abordar de forma lúdica os conceitos da matemática que envolva o pensamento lógico-matemático e o pensamento espacial; objetivando o desenvolvimento do raciocínio e criatividade do aluno. Dessa forma ele aprende a elaborar estratégias, hipóteses e construir conhecimento matemático através das experiências com diferentes situações-problemas. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários e jogos contendo questões objetivas e subjetivas. O resultado nos revela que um número significativo de alunos tem interesse na inserção de jogos no processo de ensino e aprendizagem. E com relação à utilização dos jogos testados, os resultados foram bastante satisfatórios enquanto instrumento facilitador da aprendizagem do assunto de operações matemáticas, contribuindo de forma positiva no aprendizado dos sujeitos da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, LÚDICO, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID2909_10092017155034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA DE LIMA CRUZ RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA RODRIGUES" "autor_email" => "rosangelalc_r@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35650 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1380 "inscrito_id" => 2909 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de jogos no ensino fundamental I como uma possibilidade em aliar os jogos ao cotidiano do professor, auxiliando-o no processo de ensino e aprendizagem da matemática ao propiciar um cenário onde novas situações são apresentadas. O uso de jogos didáticos na sala de aula não é algo novo, sendo bastante conhecido o seu potencial para o ensino e a aprendizagem em muitas áreas do conhecimento. Com relação às aulas de matemática, o uso de jogos alude uma transformação significativa nos processos de ensino e aprendizagem, que permite desfigurar o modelo tradicional de ensino. Pensando nisso e nas deficiências e desinteresse dos alunos com relação à disciplina de matemática no ensino fundamental I. Procuramos, através desse estudo, abordar de forma lúdica os conceitos da matemática que envolva o pensamento lógico-matemático e o pensamento espacial; objetivando o desenvolvimento do raciocínio e criatividade do aluno. Dessa forma ele aprende a elaborar estratégias, hipóteses e construir conhecimento matemático através das experiências com diferentes situações-problemas. Este estudo foi realizado através de observação e aplicação de questionários e jogos contendo questões objetivas e subjetivas. O resultado nos revela que um número significativo de alunos tem interesse na inserção de jogos no processo de ensino e aprendizagem. E com relação à utilização dos jogos testados, os resultados foram bastante satisfatórios enquanto instrumento facilitador da aprendizagem do assunto de operações matemáticas, contribuindo de forma positiva no aprendizado dos sujeitos da pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO E APRENDIZAGEM, LÚDICO, ENSINO DE MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID2909_10092017155034.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA DE LIMA CRUZ RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA RODRIGUES" "autor_email" => "rosangelalc_r@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }