Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DA EXPERIÊNCIA DE TUTORIA NA MELHORIA DA QUALIDADE DAS AULAS DE BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS VASCULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Palavra-chaves: PROTUT, AULAS PRÁTICAS, ENSINO DE BOTÂNICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38518
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4341
    "inscrito_id" => 8583
    "titulo" => "RELATO DA EXPERIÊNCIA DE TUTORIA NA MELHORIA DA QUALIDADE DAS AULAS DE BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS VASCULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "resumo" => "Biologia e Sistemática de Plantas Vasculares é a disciplina do curso de Ciências Biológicas que integra o rol de disciplinas dos Conteúdos Básicos Profissionais, sendo obrigatória para as duas modalidades (Licenciatura e Bacharelado). O conteúdo estudado é complexo uma vez que que inclui grupos bastante diversos de vegetais (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). Com o intuito de tornar os conteúdos mais dinâmicos, a disciplina é ministrada através de aulas teóricas e práticas, que com o auxílio dos tutores tornam o aprendizado mais atraente com a utilização de metodologia didática, aumentando o interesse dos estudantes pela disciplina, refletindo em um número menor de notas baixas, reprovações e evasão do curso. O presente artigo relata a experiência da tutoria na melhoria da qualidade das aulas, proporcionado para os tutores experiências mais efetivas com a realidade do sistema educativo, bem como desenvolvimento de métodos que facilitam o ensino aprendizagem. As metodologias foram aplicadas no ambiente universitário que contêm laboratório, jardins, fragmento de Mata Atlântica e coleção botânica viva; partindo disso foram realizadas inúmeras aulas práticas, seguidas de estudos dirigidos e relatórios, com auxílio dos tutores integralmente, como também o uso de aplicativos didáticos com Kahoot!®, Blog e Whatsapp®. A partir da colocação dos alunos em referência ao Programa de Tutoria foi observado que houve melhor desempenho por parte dos discentes, contribuindo para a assimilação do conteúdo ministrado; pôde-se estreitar o relacionamento professor-tutor-aluno, que juntos buscaram melhores soluções e ideias para tornar o ensino mais efetivo e dinâmico. A tutoria tem se mostrado de tamanha importância para orientar os alunos em suas atividades, fortalecendo a relação docente-discente, assim como também, auxiliando os tutorandos a compreender e estabelecer um maior comprometimento com a disciplina, contribuindo para a aprovação final e o maior aproveitamento do curso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROTUT, AULAS PRÁTICAS, ENSINO DE BOTÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8583_16102017205152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATACHA OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NATACHA"
    "autor_email" => "natacha.olliveira@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38518
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4341
    "inscrito_id" => 8583
    "titulo" => "RELATO DA EXPERIÊNCIA DE TUTORIA NA MELHORIA DA QUALIDADE DAS AULAS DE BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE PLANTAS VASCULARES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "resumo" => "Biologia e Sistemática de Plantas Vasculares é a disciplina do curso de Ciências Biológicas que integra o rol de disciplinas dos Conteúdos Básicos Profissionais, sendo obrigatória para as duas modalidades (Licenciatura e Bacharelado). O conteúdo estudado é complexo uma vez que que inclui grupos bastante diversos de vegetais (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). Com o intuito de tornar os conteúdos mais dinâmicos, a disciplina é ministrada através de aulas teóricas e práticas, que com o auxílio dos tutores tornam o aprendizado mais atraente com a utilização de metodologia didática, aumentando o interesse dos estudantes pela disciplina, refletindo em um número menor de notas baixas, reprovações e evasão do curso. O presente artigo relata a experiência da tutoria na melhoria da qualidade das aulas, proporcionado para os tutores experiências mais efetivas com a realidade do sistema educativo, bem como desenvolvimento de métodos que facilitam o ensino aprendizagem. As metodologias foram aplicadas no ambiente universitário que contêm laboratório, jardins, fragmento de Mata Atlântica e coleção botânica viva; partindo disso foram realizadas inúmeras aulas práticas, seguidas de estudos dirigidos e relatórios, com auxílio dos tutores integralmente, como também o uso de aplicativos didáticos com Kahoot!®, Blog e Whatsapp®. A partir da colocação dos alunos em referência ao Programa de Tutoria foi observado que houve melhor desempenho por parte dos discentes, contribuindo para a assimilação do conteúdo ministrado; pôde-se estreitar o relacionamento professor-tutor-aluno, que juntos buscaram melhores soluções e ideias para tornar o ensino mais efetivo e dinâmico. A tutoria tem se mostrado de tamanha importância para orientar os alunos em suas atividades, fortalecendo a relação docente-discente, assim como também, auxiliando os tutorandos a compreender e estabelecer um maior comprometimento com a disciplina, contribuindo para a aprovação final e o maior aproveitamento do curso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PROTUT, AULAS PRÁTICAS, ENSINO DE BOTÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8583_16102017205152.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATACHA OLIVEIRA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "NATACHA"
    "autor_email" => "natacha.olliveira@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Biologia e Sistemática de Plantas Vasculares é a disciplina do curso de Ciências Biológicas que integra o rol de disciplinas dos Conteúdos Básicos Profissionais, sendo obrigatória para as duas modalidades (Licenciatura e Bacharelado). O conteúdo estudado é complexo uma vez que que inclui grupos bastante diversos de vegetais (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas). Com o intuito de tornar os conteúdos mais dinâmicos, a disciplina é ministrada através de aulas teóricas e práticas, que com o auxílio dos tutores tornam o aprendizado mais atraente com a utilização de metodologia didática, aumentando o interesse dos estudantes pela disciplina, refletindo em um número menor de notas baixas, reprovações e evasão do curso. O presente artigo relata a experiência da tutoria na melhoria da qualidade das aulas, proporcionado para os tutores experiências mais efetivas com a realidade do sistema educativo, bem como desenvolvimento de métodos que facilitam o ensino aprendizagem. As metodologias foram aplicadas no ambiente universitário que contêm laboratório, jardins, fragmento de Mata Atlântica e coleção botânica viva; partindo disso foram realizadas inúmeras aulas práticas, seguidas de estudos dirigidos e relatórios, com auxílio dos tutores integralmente, como também o uso de aplicativos didáticos com Kahoot!®, Blog e Whatsapp®. A partir da colocação dos alunos em referência ao Programa de Tutoria foi observado que houve melhor desempenho por parte dos discentes, contribuindo para a assimilação do conteúdo ministrado; pôde-se estreitar o relacionamento professor-tutor-aluno, que juntos buscaram melhores soluções e ideias para tornar o ensino mais efetivo e dinâmico. A tutoria tem se mostrado de tamanha importância para orientar os alunos em suas atividades, fortalecendo a relação docente-discente, assim como também, auxiliando os tutorandos a compreender e estabelecer um maior comprometimento com a disciplina, contribuindo para a aprovação final e o maior aproveitamento do curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.