Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS TIC PARA O ENSINO (INCLUSIVO) DA FÍSICA: DA EXPOSIÇÃO À AVALIAÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, STOP MOTION, ENSINO INCLUSIVO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37980
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1402
    "inscrito_id" => 1820
    "titulo" => "O USO DAS TIC PARA O ENSINO (INCLUSIVO) DA FÍSICA: DA EXPOSIÇÃO À AVALIAÇÃO"
    "resumo" => "Atualmente a sustentabilidade é a palavra-chave para o desenvolvimento das sociedades modernas, sendo que na maioria das vezes esse termo parece estar ligado apenas ao consumo de alimentos, água potável ou descartes de lixos. No entanto, dentro dos desafios que se apresentam, esse termo está associado a outras questões, como por exemplo: economia, educação e política. Essa nova visão trouxe a reflexão de uma educação que possa atender as necessidades de um mundo sustentável, no qual ela somente será possível se a educação for realmente inclusiva. Isso faz com que os professores pensem em metodologias que possam tornar os conteúdos apresentados em sala de aula acessíveis a todos os alunos ali presentes, mesmo com todas as diferenças sociais, financeiras e cognitivas existentes. Dentre as ferramentas existentes nos dias atuais, percebe-se as potencialidades existentes nas atuais tecnologias de informação e comunicação devido os avanços ocorridos nos últimos anos. Dentro dessa perspectiva foi proposta uma forma de exposição do tema “Torque”, baseada na técnica stop motion, totalmente produzido com um smartphone comum, e o processo de avaliação foi realizado por meio de um “Kahhot!”. A resposta dos alunos a apresentação do tema utilizando o pequeno vídeo produzido foi positiva, com a grande maioria deles considerando a forma de abordagem melhor do que aquela que normalmente ocorre. Além disso, a possibilidade de serem avaliados em tempo real não causou nenhum desconforto nos alunos que viram o processo como um jogo a ser disputado entre eles. Além disso, a metodologia serviu para tornar o processo mais produtivo para os alunos que geralmente sem mostram mais desinteressados nas aulas e fundamental para aqueles com necessidades educativas especiais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, STOP MOTION, ENSINO INCLUSIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1820_10092017170420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELLA CORRÊA E SILVA "
    "autor_nome_curto" => "MANUELLA CORRÊA"
    "autor_email" => "manuellacorrea13@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37980
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1402
    "inscrito_id" => 1820
    "titulo" => "O USO DAS TIC PARA O ENSINO (INCLUSIVO) DA FÍSICA: DA EXPOSIÇÃO À AVALIAÇÃO"
    "resumo" => "Atualmente a sustentabilidade é a palavra-chave para o desenvolvimento das sociedades modernas, sendo que na maioria das vezes esse termo parece estar ligado apenas ao consumo de alimentos, água potável ou descartes de lixos. No entanto, dentro dos desafios que se apresentam, esse termo está associado a outras questões, como por exemplo: economia, educação e política. Essa nova visão trouxe a reflexão de uma educação que possa atender as necessidades de um mundo sustentável, no qual ela somente será possível se a educação for realmente inclusiva. Isso faz com que os professores pensem em metodologias que possam tornar os conteúdos apresentados em sala de aula acessíveis a todos os alunos ali presentes, mesmo com todas as diferenças sociais, financeiras e cognitivas existentes. Dentre as ferramentas existentes nos dias atuais, percebe-se as potencialidades existentes nas atuais tecnologias de informação e comunicação devido os avanços ocorridos nos últimos anos. Dentro dessa perspectiva foi proposta uma forma de exposição do tema “Torque”, baseada na técnica stop motion, totalmente produzido com um smartphone comum, e o processo de avaliação foi realizado por meio de um “Kahhot!”. A resposta dos alunos a apresentação do tema utilizando o pequeno vídeo produzido foi positiva, com a grande maioria deles considerando a forma de abordagem melhor do que aquela que normalmente ocorre. Além disso, a possibilidade de serem avaliados em tempo real não causou nenhum desconforto nos alunos que viram o processo como um jogo a ser disputado entre eles. Além disso, a metodologia serviu para tornar o processo mais produtivo para os alunos que geralmente sem mostram mais desinteressados nas aulas e fundamental para aqueles com necessidades educativas especiais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, STOP MOTION, ENSINO INCLUSIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID1820_10092017170420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANUELLA CORRÊA E SILVA "
    "autor_nome_curto" => "MANUELLA CORRÊA"
    "autor_email" => "manuellacorrea13@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente a sustentabilidade é a palavra-chave para o desenvolvimento das sociedades modernas, sendo que na maioria das vezes esse termo parece estar ligado apenas ao consumo de alimentos, água potável ou descartes de lixos. No entanto, dentro dos desafios que se apresentam, esse termo está associado a outras questões, como por exemplo: economia, educação e política. Essa nova visão trouxe a reflexão de uma educação que possa atender as necessidades de um mundo sustentável, no qual ela somente será possível se a educação for realmente inclusiva. Isso faz com que os professores pensem em metodologias que possam tornar os conteúdos apresentados em sala de aula acessíveis a todos os alunos ali presentes, mesmo com todas as diferenças sociais, financeiras e cognitivas existentes. Dentre as ferramentas existentes nos dias atuais, percebe-se as potencialidades existentes nas atuais tecnologias de informação e comunicação devido os avanços ocorridos nos últimos anos. Dentro dessa perspectiva foi proposta uma forma de exposição do tema “Torque”, baseada na técnica stop motion, totalmente produzido com um smartphone comum, e o processo de avaliação foi realizado por meio de um “Kahhot!”. A resposta dos alunos a apresentação do tema utilizando o pequeno vídeo produzido foi positiva, com a grande maioria deles considerando a forma de abordagem melhor do que aquela que normalmente ocorre. Além disso, a possibilidade de serem avaliados em tempo real não causou nenhum desconforto nos alunos que viram o processo como um jogo a ser disputado entre eles. Além disso, a metodologia serviu para tornar o processo mais produtivo para os alunos que geralmente sem mostram mais desinteressados nas aulas e fundamental para aqueles com necessidades educativas especiais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.