Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPOSTA DE ATIVIDADE UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ANALISANDO UMA SITUAÇÃO DE DPF – DEPARTAMENTO DE POLÍCIA DA FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, METODOLOGIA DE ENSINO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38412
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2752
    "inscrito_id" => 1037
    "titulo" => "PROPOSTA DE ATIVIDADE UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ANALISANDO UMA SITUAÇÃO DE DPF – DEPARTAMENTO DE POLÍCIA DA FÍSICA"
    "resumo" => "Com as atuais dificuldades encontradas pelos professores de física para obter melhor qualidade de ensino, é necessário o uso de materiais e novos métodos para despertar o entusiasmo do aluno pela matéria em foco. Logo, neste trabalho é feito uma proposta para a utilização de história em quadrinhos como atividade para auxiliar o professor neste processo. Para isso, utilizando um caráter investigativo, fazemos uma análise física da história em quadrinhos chamada Departamento de Polícia da Física, onde observamos uma situação fictícia em que ocorre um fenômeno que altera o valor da gravidade. Assim, juntamente com o aluno podemos chegar em conclusões plausíveis e confirmar as deduções com as equações de lançamento vertical. E assim descobrir o valor da gravidade no local da história. Logo, essa proposta pode ser aplicada tanto em turmas de ensino médio, como nas matérias básicas de graduação. Sendo então, um meio de tornar o aprendizado dessa disciplina mais significativo para o aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, METODOLOGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1037_19092017000718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SARAH"
    "autor_email" => "sarahdeoliveiramello@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38412
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2752
    "inscrito_id" => 1037
    "titulo" => "PROPOSTA DE ATIVIDADE UTILIZANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ANALISANDO UMA SITUAÇÃO DE DPF – DEPARTAMENTO DE POLÍCIA DA FÍSICA"
    "resumo" => "Com as atuais dificuldades encontradas pelos professores de física para obter melhor qualidade de ensino, é necessário o uso de materiais e novos métodos para despertar o entusiasmo do aluno pela matéria em foco. Logo, neste trabalho é feito uma proposta para a utilização de história em quadrinhos como atividade para auxiliar o professor neste processo. Para isso, utilizando um caráter investigativo, fazemos uma análise física da história em quadrinhos chamada Departamento de Polícia da Física, onde observamos uma situação fictícia em que ocorre um fenômeno que altera o valor da gravidade. Assim, juntamente com o aluno podemos chegar em conclusões plausíveis e confirmar as deduções com as equações de lançamento vertical. E assim descobrir o valor da gravidade no local da história. Logo, essa proposta pode ser aplicada tanto em turmas de ensino médio, como nas matérias básicas de graduação. Sendo então, um meio de tornar o aprendizado dessa disciplina mais significativo para o aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS, METODOLOGIA DE ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID1037_19092017000718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SARAH DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SARAH"
    "autor_email" => "sarahdeoliveiramello@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Com as atuais dificuldades encontradas pelos professores de física para obter melhor qualidade de ensino, é necessário o uso de materiais e novos métodos para despertar o entusiasmo do aluno pela matéria em foco. Logo, neste trabalho é feito uma proposta para a utilização de história em quadrinhos como atividade para auxiliar o professor neste processo. Para isso, utilizando um caráter investigativo, fazemos uma análise física da história em quadrinhos chamada Departamento de Polícia da Física, onde observamos uma situação fictícia em que ocorre um fenômeno que altera o valor da gravidade. Assim, juntamente com o aluno podemos chegar em conclusões plausíveis e confirmar as deduções com as equações de lançamento vertical. E assim descobrir o valor da gravidade no local da história. Logo, essa proposta pode ser aplicada tanto em turmas de ensino médio, como nas matérias básicas de graduação. Sendo então, um meio de tornar o aprendizado dessa disciplina mais significativo para o aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.