LITERATURA INFANTIL: A DONA BARATINHA- O GÊNERO TEXTUAL “CONTO” NA IMAGINAÇÃO INFANTIL
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A proposta a seguir trata-se de uma sequência didática elaborada para incentivar as crianças ao aperfeiçoamento da leitura e consequentemente da escrita, visto que, diante de avaliações mais definidas, necessitam de um olhar pedagógico mais direcionado. Priorizaremos a apreciação da leitura por meio do estudo de contos porque buscamos através deles o desenvolvimento das capacidades que os alunos desse nível de desempenho precisam para avançar no processo de alfabetização, sem perder de vista o letramento. Para isso, sugerimos uma proposta de leitura literária a partir do conto A Dona Baratinha, no intuito de promover o envolvimento do aluno com a leitura e desenvolver um trabalho significativo com o texto literário, trazendo o aluno para o centro, enxergando-o como o interlocutor do texto, para que ele se sinta responsável por preencher as lacunas que o texto possui, numa atitude que envolve criticidade e construção de sentidos. 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A estratégia para a leitura do texto literário no espaço da sala de aula encontra-se fundamentada nos estudos em relação ao Método Recepcional, de Aguiar e Bordini (1993), letramento literário de Cosson (2006), bem como nas reflexões sugeridas por Colomer (2007) quanto a leitura literária na escola, bem como nas contribuições advindas das vivências e reflexões proporcionadas pela disciplina Leitura do texto literário." 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