Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL: A DONA BARATINHA- O GÊNERO TEXTUAL “CONTO” NA IMAGINAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: LEITURA LITERÁRIA, GÊNERO TEXTUAL, , CONTO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37371
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 410
    "inscrito_id" => 4413
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL: A DONA BARATINHA- O GÊNERO TEXTUAL “CONTO” NA IMAGINAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta de trabalho de leitura literária com o gênero conto, para ser desenvolvido com alunos do 4°/5° e 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo geral favorecer a apropriação da leitura do texto literário como momento prazeroso envolvendo a interação com outras linguagens. A proposta a seguir trata-se de uma sequência didática elaborada para incentivar as crianças ao aperfeiçoamento da leitura e consequentemente da escrita, visto que, diante de avaliações mais definidas, necessitam de um olhar pedagógico mais direcionado. Priorizaremos a apreciação da leitura por meio do estudo de contos porque buscamos através deles o desenvolvimento das capacidades que os alunos desse nível de desempenho precisam para avançar no processo de alfabetização, sem perder de vista o letramento. Para isso, sugerimos uma proposta de leitura literária a partir do conto A Dona Baratinha, no intuito de promover o envolvimento do aluno com a leitura e desenvolver um trabalho significativo com o texto literário, trazendo o aluno para o centro, enxergando-o como o interlocutor do texto, para que ele se sinta responsável por preencher as lacunas que o texto possui, numa atitude que envolve criticidade e construção de sentidos. Desta forma, a necessidade e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola, além dos contos estudados, são importantíssimas, pois, ela permite aos alunos a aquisição de um conhecimento mais ampliado dos textos que circulam na sociedade e de seu funcionamento nas práticas sociais, tornando-os sujeitos capazes de perceber tudo ao seu redor com a facilidade de compreender quando precisarem suas próprias produções. A escolha dessa narrativa parte do pressuposto de que as várias histórias de Contos de Fadas, tanto as originais quanto as versões modernas contribui para que o aluno ultrapasse a primeira leitura dos textos, que é a fase de apreciação, e passe a questioná-las e a contrapor as ideias, observando as diferentes adaptações e podendo ele próprio produzir outra versão para as mesmas histórias. A estratégia para a leitura do texto literário no espaço da sala de aula encontra-se fundamentada nos estudos em relação ao Método Recepcional, de Aguiar e Bordini (1993), letramento  literário de Cosson (2006), bem como nas reflexões sugeridas por Colomer (2007) quanto a leitura literária na escola, bem como nas contribuições advindas das vivências e reflexões proporcionadas pela disciplina Leitura do texto literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, GÊNERO TEXTUAL, , CONTO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID4413_15082017014509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISLANNY  RAMALHO  FRAGOSO"
    "autor_nome_curto" => "ISLANNY FRAGOSO"
    "autor_email" => "islannyfragoso@hotmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37371
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 410
    "inscrito_id" => 4413
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL: A DONA BARATINHA- O GÊNERO TEXTUAL “CONTO” NA IMAGINAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta de trabalho de leitura literária com o gênero conto, para ser desenvolvido com alunos do 4°/5° e 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo geral favorecer a apropriação da leitura do texto literário como momento prazeroso envolvendo a interação com outras linguagens. A proposta a seguir trata-se de uma sequência didática elaborada para incentivar as crianças ao aperfeiçoamento da leitura e consequentemente da escrita, visto que, diante de avaliações mais definidas, necessitam de um olhar pedagógico mais direcionado. Priorizaremos a apreciação da leitura por meio do estudo de contos porque buscamos através deles o desenvolvimento das capacidades que os alunos desse nível de desempenho precisam para avançar no processo de alfabetização, sem perder de vista o letramento. Para isso, sugerimos uma proposta de leitura literária a partir do conto A Dona Baratinha, no intuito de promover o envolvimento do aluno com a leitura e desenvolver um trabalho significativo com o texto literário, trazendo o aluno para o centro, enxergando-o como o interlocutor do texto, para que ele se sinta responsável por preencher as lacunas que o texto possui, numa atitude que envolve criticidade e construção de sentidos. Desta forma, a necessidade e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola, além dos contos estudados, são importantíssimas, pois, ela permite aos alunos a aquisição de um conhecimento mais ampliado dos textos que circulam na sociedade e de seu funcionamento nas práticas sociais, tornando-os sujeitos capazes de perceber tudo ao seu redor com a facilidade de compreender quando precisarem suas próprias produções. A escolha dessa narrativa parte do pressuposto de que as várias histórias de Contos de Fadas, tanto as originais quanto as versões modernas contribui para que o aluno ultrapasse a primeira leitura dos textos, que é a fase de apreciação, e passe a questioná-las e a contrapor as ideias, observando as diferentes adaptações e podendo ele próprio produzir outra versão para as mesmas histórias. A estratégia para a leitura do texto literário no espaço da sala de aula encontra-se fundamentada nos estudos em relação ao Método Recepcional, de Aguiar e Bordini (1993), letramento  literário de Cosson (2006), bem como nas reflexões sugeridas por Colomer (2007) quanto a leitura literária na escola, bem como nas contribuições advindas das vivências e reflexões proporcionadas pela disciplina Leitura do texto literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERÁRIA, GÊNERO TEXTUAL, , CONTO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID4413_15082017014509.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISLANNY  RAMALHO  FRAGOSO"
    "autor_nome_curto" => "ISLANNY FRAGOSO"
    "autor_email" => "islannyfragoso@hotmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS (FIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho traz uma proposta de trabalho de leitura literária com o gênero conto, para ser desenvolvido com alunos do 4°/5° e 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo geral favorecer a apropriação da leitura do texto literário como momento prazeroso envolvendo a interação com outras linguagens. A proposta a seguir trata-se de uma sequência didática elaborada para incentivar as crianças ao aperfeiçoamento da leitura e consequentemente da escrita, visto que, diante de avaliações mais definidas, necessitam de um olhar pedagógico mais direcionado. Priorizaremos a apreciação da leitura por meio do estudo de contos porque buscamos através deles o desenvolvimento das capacidades que os alunos desse nível de desempenho precisam para avançar no processo de alfabetização, sem perder de vista o letramento. Para isso, sugerimos uma proposta de leitura literária a partir do conto A Dona Baratinha, no intuito de promover o envolvimento do aluno com a leitura e desenvolver um trabalho significativo com o texto literário, trazendo o aluno para o centro, enxergando-o como o interlocutor do texto, para que ele se sinta responsável por preencher as lacunas que o texto possui, numa atitude que envolve criticidade e construção de sentidos. Desta forma, a necessidade e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola, além dos contos estudados, são importantíssimas, pois, ela permite aos alunos a aquisição de um conhecimento mais ampliado dos textos que circulam na sociedade e de seu funcionamento nas práticas sociais, tornando-os sujeitos capazes de perceber tudo ao seu redor com a facilidade de compreender quando precisarem suas próprias produções. A escolha dessa narrativa parte do pressuposto de que as várias histórias de Contos de Fadas, tanto as originais quanto as versões modernas contribui para que o aluno ultrapasse a primeira leitura dos textos, que é a fase de apreciação, e passe a questioná-las e a contrapor as ideias, observando as diferentes adaptações e podendo ele próprio produzir outra versão para as mesmas histórias. A estratégia para a leitura do texto literário no espaço da sala de aula encontra-se fundamentada nos estudos em relação ao Método Recepcional, de Aguiar e Bordini (1993), letramento literário de Cosson (2006), bem como nas reflexões sugeridas por Colomer (2007) quanto a leitura literária na escola, bem como nas contribuições advindas das vivências e reflexões proporcionadas pela disciplina Leitura do texto literário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.