LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37321 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 518 "inscrito_id" => 1190 "titulo" => "LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada: Dificuldades de leitura, interpretação e escrita: uma perspectiva geral ao ensino brasileiro e delimitada ao sexto ano do ensino fundamental no município de Curral de Cima-PB. Esse trabalho analisa as concepções sobre o processo de leitura, interpretação e escrita, tendo por objetivo apresentar uma reflexão sobre essas dificuldades de aprendizagem, bem como, as consequências que a falta da prática dessas habilidades acarretam na vida do indivíduo. Foi feita a análise de dados fornecidos pela instituição pesquisada, Escola Municipal Manoel Lourenço Fernandes; aplicaram-se atividades de leitura, interpretação e escrita para os alunos do sexto ano do ensino fundamental da referida escola, quando os mesmos puderam expor sua opinião a respeito do processo com base em sua realidade. A partir dessa análise e de estudos feitos com teóricos que abordam tal temática, podemos constatar que as dificuldades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental estão relacionadas tanto à falta de estímulos por parte da família, como por conta da pouca valorização da prática de leitura e escrita na escola, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa. É importante que a criança, além da escola, tenha em seu meio social e familiar essa prática de leitura, que propicia a ela a oportunidade de interagir com o outro e de conhecer o mundo do qual faz parte e se autoconhecer. Essas habilidades ajudam a construir o indivíduo, como cidadão crítico e inovador, que questiona e ao mesmo tempo responde, e tenta encontrar soluções e/ou encaminhamentos para os conflitos e dilemas socioculturais. Devendo ser, pois, uma prática constante e realizada mediante a utilização de diferentes textos, tanto para a leitura quanto para a produção. O cidadão brasileiro tem direito à educação como também deve ter garantido o direito de frequentar uma instituição de ensino e ter acesso ao conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, INTERPRETAÇÃO, ESCRITA, CIDADÃO, CIDADÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1190_24082017101927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDNIR FARIAS DA SILVA LEÃO" "autor_nome_curto" => "ALDNIR LEÃO" "autor_email" => "aldnirfarias@gmail.com" "autor_ies" => "UNASUR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37321 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 518 "inscrito_id" => 1190 "titulo" => "LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada: Dificuldades de leitura, interpretação e escrita: uma perspectiva geral ao ensino brasileiro e delimitada ao sexto ano do ensino fundamental no município de Curral de Cima-PB. Esse trabalho analisa as concepções sobre o processo de leitura, interpretação e escrita, tendo por objetivo apresentar uma reflexão sobre essas dificuldades de aprendizagem, bem como, as consequências que a falta da prática dessas habilidades acarretam na vida do indivíduo. Foi feita a análise de dados fornecidos pela instituição pesquisada, Escola Municipal Manoel Lourenço Fernandes; aplicaram-se atividades de leitura, interpretação e escrita para os alunos do sexto ano do ensino fundamental da referida escola, quando os mesmos puderam expor sua opinião a respeito do processo com base em sua realidade. A partir dessa análise e de estudos feitos com teóricos que abordam tal temática, podemos constatar que as dificuldades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental estão relacionadas tanto à falta de estímulos por parte da família, como por conta da pouca valorização da prática de leitura e escrita na escola, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa. É importante que a criança, além da escola, tenha em seu meio social e familiar essa prática de leitura, que propicia a ela a oportunidade de interagir com o outro e de conhecer o mundo do qual faz parte e se autoconhecer. Essas habilidades ajudam a construir o indivíduo, como cidadão crítico e inovador, que questiona e ao mesmo tempo responde, e tenta encontrar soluções e/ou encaminhamentos para os conflitos e dilemas socioculturais. Devendo ser, pois, uma prática constante e realizada mediante a utilização de diferentes textos, tanto para a leitura quanto para a produção. O cidadão brasileiro tem direito à educação como também deve ter garantido o direito de frequentar uma instituição de ensino e ter acesso ao conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, INTERPRETAÇÃO, ESCRITA, CIDADÃO, CIDADÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID1190_24082017101927.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDNIR FARIAS DA SILVA LEÃO" "autor_nome_curto" => "ALDNIR LEÃO" "autor_email" => "aldnirfarias@gmail.com" "autor_ies" => "UNASUR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }