O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada: Dificuldades de leitura, interpretação e escrita: uma perspectiva geral ao ensino brasileiro e delimitada ao sexto ano do ensino fundamental no município de Curral de Cima-PB. Esse trabalho analisa as concepções sobre o processo de leitura, interpretação e escrita, tendo por objetivo apresentar uma reflexão sobre essas dificuldades de aprendizagem, bem como, as consequências que a falta da prática dessas habilidades acarretam na vida do indivíduo. Foi feita a análise de dados fornecidos pela instituição pesquisada, Escola Municipal Manoel Lourenço Fernandes; aplicaram-se atividades de leitura, interpretação e escrita para os alunos do sexto ano do ensino fundamental da referida escola, quando os mesmos puderam expor sua opinião a respeito do processo com base em sua realidade. A partir dessa análise e de estudos feitos com teóricos que abordam tal temática, podemos constatar que as dificuldades de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental estão relacionadas tanto à falta de estímulos por parte da família, como por conta da pouca valorização da prática de leitura e escrita na escola, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa. É importante que a criança, além da escola, tenha em seu meio social e familiar essa prática de leitura, que propicia a ela a oportunidade de interagir com o outro e de conhecer o mundo do qual faz parte e se autoconhecer. Essas habilidades ajudam a construir o indivíduo, como cidadão crítico e inovador, que questiona e ao mesmo tempo responde, e tenta encontrar soluções e/ou encaminhamentos para os conflitos e dilemas socioculturais. Devendo ser, pois, uma prática constante e realizada mediante a utilização de diferentes textos, tanto para a leitura quanto para a produção. O cidadão brasileiro tem direito à educação como também deve ter garantido o direito de frequentar uma instituição de ensino e ter acesso ao conhecimento.