O Projeto Político Pedagógico é a identidade educativa da escola, sendo este o definidor das ações, das atividades dentro do ambiente escolar. Nogaro (1995) assevera que a ausência deste documento impossibilita o desenvolvimento educacional, deixando assim sem rumo os passos que as instituições de ensino devem seguir. Realizado na Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira, cidade de Currais Novos/RN, com o propósito de conhecer suas atividades, seus projetos, seus objetivos, sua missão, a relação existente entre a comunidade escolar como um todo. O estágio curricular supervisionado nos dá esta oportunidade de adentramos no ambiente que será nosso futuro ambiente de trabalho como licenciandos. Este trabalho de cunho qualitativo e exploratório nos possibilitou tal experiência fazendo parte deste ambiente escolar, analisando todo o PPP escolar, a forma como foi elaborado, bem como se o que estava escrito no documento estava sendo vivenciado junto à comunidade. Muitos dos pontos analisados eram vivenciados na escola. O primeiro ponto condiz como o artigo 14 da Lei 9.394/96 sobre a elaboração do projeto de forma democrática, incluindo todos os funcionários, pais e alunos. A escola constantemente presta conta aos pais e à comunidade sobre as ações dos alunos, o que de fato vai ao encontro com àquilo decidido para o PPP. Outros pontos descritos no documento não se encontraram na escola, como o Grêmio Estudantil, algumas ações, a rádio escolar, dentre outros. A participação neste trabalho nos possibilitou uma grande aprendizagem acerca do ambiente escolar, visto que é esse o rumo a qual estamos no dirigindo. Como futuros professores, e, consequentemente participantes do núcleo deste núcleo foi de grande importância esta etapa do estágio, pois possibilitou contato direto com a escola e com seus documentos.