O conhecimento sobre os povos ameríndios no ensino básico e nos cursos de formação docentes ainda está longe de se tornar o ideal. Analisando a estrutura curricular do curso de História da UFPB, o tema ainda é superficialmente abordado. Considerando a preocupação com a formação docente, o trabalho em pauta apresenta a importância da participação dos graduandos nos programas institucionais de iniciação à pesquisa e à docência, a partir do Projeto Teoria, método e produção didático-pedagógica no ensino sobre os povos indígenas das Américas, realizado em 2016. A partir da discussão dos temas relacionados aos povos indígenas na formação das sociedades americanas e o ensino de História, o objetivo do projeto era permitir ao graduando entender a relação das etapas de pesquisa, planejamento e execução da prática docente, percebendo o dimensionamento das estruturas de ensino e a vivência de uma sala de aula, a partir da elaboração e aplicação de atividades pedagógicas. Atuando de forma conjunta como os alunos dos diferentes programas, o projeto executou atividades que envolveram a elaboração de etapas consideradas progressivas na ação docente, desde a elaboração de projetos até a construção de materiais didáticos. Podemos perceber que a participação de alunos durante a vida acadêmica em projetos que envolvam a elaboração de práticas pedagógicas desenvolve uma visão mais precisa, autônoma e dinâmica no ensino de História que podem ser aplicadas em diversos níveis escolares. Como resultado, o projeto permitiu aos alunos uma compreensão ampla do papel exercido pelo professor, em que a pesquisa e o planejamento pedagógico são parte de um mesmo processo de atuação em sala de aula, bem como ampliou o conhecimento sobre os aspectos histórico-culturais dos diversos povos indígenas das Américas.