Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO REGULAR E PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: SOBRE FATOS E FEITOS

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, ENSINO PROFISSIONAL, POLÍTICA EDUCACIONAL, CEARÁ Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A pesquisa ora apresentada tem como objetivo investigar se há iniquidade entre as redes de ensino médio regular e profissional do estado do Ceará, bem como, a incidência dessas diferenças nas possibilidades de entrada ao mercado de trabalho e continuidade dos estudos aos jovens matriculados. Justifica-se a importância do estudo pelo exíguo número de pesquisas que tendem a investigar as diferenças entre a rede de ensino médio regular e de educação profissional do estado do Ceará. Além disso, pretendem-se elucidar questões acerca das garantias aos jovens egressos, nessas redes, às mesmas possibilidades de entrada ao mercado de trabalho e continuidade dos estudos. Pontua-se, no entanto, que o estudo é inicial, e apresenta enquanto recorte deste artigo algumas pistas advindas de levantamento documental e bibliográfico sobre o tema. O desenho metodológico do artigo aborda a perspectiva da pesquisa documental, bibliográfica, e de estudo de caso, de natureza Quali-Quanti, observando dados do Censo Escolar sobre a Rede de Ensino Médio do Estado do Ceará e combinando esses achados aos estudos levantamento bibliográfico. Os estudos corroboram na análise de que há iniquidade quando observadas as estruturas das escolas, as formas de financiamento, gestão e principalmente a forma de ingresso, que na regular não há seleção, já na profissional, sim. Nesse tocante o processo seletivo das escolas profissionais resgata outra diferença que é na quantidade de alunos matriculados e na diversidade do público que frequenta essas escolas, obtendo cotas para estudantes de escolas privadas e estudantes de escolas públicas com boas notas. Compreende-se que esta pesquisa não se encerra aqui, servindo à possibilidade de novos estudos e apreensão de dados em campo, junto as escolas, estabelecendo comparativos e analisando as hipóteses aqui levantadas.

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