A POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO REGULAR E PROFISSIONAL
NO ESTADO DO CEARÁ: SOBRE FATOS E FEITOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35528 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4826 "inscrito_id" => 8968 "titulo" => """ A POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO REGULAR E PROFISSIONAL \r\n NO ESTADO DO CEARÁ: SOBRE FATOS E FEITOS """ "resumo" => "A pesquisa ora apresentada tem como objetivo investigar se há iniquidade entre as redes de ensino médio regular e profissional do estado do Ceará, bem como, a incidência dessas diferenças nas possibilidades de entrada ao mercado de trabalho e continuidade dos estudos aos jovens matriculados. Justifica-se a importância do estudo pelo exíguo número de pesquisas que tendem a investigar as diferenças entre a rede de ensino médio regular e de educação profissional do estado do Ceará. Além disso, pretendem-se elucidar questões acerca das garantias aos jovens egressos, nessas redes, às mesmas possibilidades de entrada ao mercado de trabalho e continuidade dos estudos. Pontua-se, no entanto, que o estudo é inicial, e apresenta enquanto recorte deste artigo algumas pistas advindas de levantamento documental e bibliográfico sobre o tema. O desenho metodológico do artigo aborda a perspectiva da pesquisa documental, bibliográfica, e de estudo de caso, de natureza Quali-Quanti, observando dados do Censo Escolar sobre a Rede de Ensino Médio do Estado do Ceará e combinando esses achados aos estudos levantamento bibliográfico. Os estudos corroboram na análise de que há iniquidade quando observadas as estruturas das escolas, as formas de financiamento, gestão e principalmente a forma de ingresso, que na regular não há seleção, já na profissional, sim. Nesse tocante o processo seletivo das escolas profissionais resgata outra diferença que é na quantidade de alunos matriculados e na diversidade do público que frequenta essas escolas, obtendo cotas para estudantes de escolas privadas e estudantes de escolas públicas com boas notas. Compreende-se que esta pesquisa não se encerra aqui, servindo à possibilidade de novos estudos e apreensão de dados em campo, junto as escolas, estabelecendo comparativos e analisando as hipóteses aqui levantadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ENSINO PROFISSIONAL, POLÍTICA EDUCACIONAL, CEARÁ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8968_17102017105112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IASMIN DA COSTA MARINHO" "autor_nome_curto" => "IASMIN MARINHO" "autor_email" => "iasmincostamarinho@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35528 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4826 "inscrito_id" => 8968 "titulo" => """ A POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO REGULAR E PROFISSIONAL \r\n NO ESTADO DO CEARÁ: SOBRE FATOS E FEITOS """ "resumo" => "A pesquisa ora apresentada tem como objetivo investigar se há iniquidade entre as redes de ensino médio regular e profissional do estado do Ceará, bem como, a incidência dessas diferenças nas possibilidades de entrada ao mercado de trabalho e continuidade dos estudos aos jovens matriculados. Justifica-se a importância do estudo pelo exíguo número de pesquisas que tendem a investigar as diferenças entre a rede de ensino médio regular e de educação profissional do estado do Ceará. Além disso, pretendem-se elucidar questões acerca das garantias aos jovens egressos, nessas redes, às mesmas possibilidades de entrada ao mercado de trabalho e continuidade dos estudos. Pontua-se, no entanto, que o estudo é inicial, e apresenta enquanto recorte deste artigo algumas pistas advindas de levantamento documental e bibliográfico sobre o tema. O desenho metodológico do artigo aborda a perspectiva da pesquisa documental, bibliográfica, e de estudo de caso, de natureza Quali-Quanti, observando dados do Censo Escolar sobre a Rede de Ensino Médio do Estado do Ceará e combinando esses achados aos estudos levantamento bibliográfico. Os estudos corroboram na análise de que há iniquidade quando observadas as estruturas das escolas, as formas de financiamento, gestão e principalmente a forma de ingresso, que na regular não há seleção, já na profissional, sim. Nesse tocante o processo seletivo das escolas profissionais resgata outra diferença que é na quantidade de alunos matriculados e na diversidade do público que frequenta essas escolas, obtendo cotas para estudantes de escolas privadas e estudantes de escolas públicas com boas notas. Compreende-se que esta pesquisa não se encerra aqui, servindo à possibilidade de novos estudos e apreensão de dados em campo, junto as escolas, estabelecendo comparativos e analisando as hipóteses aqui levantadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ENSINO PROFISSIONAL, POLÍTICA EDUCACIONAL, CEARÁ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID8968_17102017105112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IASMIN DA COSTA MARINHO" "autor_nome_curto" => "IASMIN MARINHO" "autor_email" => "iasmincostamarinho@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }