O processo de ensino-aprendizagem de Química no contexto educacional brasileiro principalmente em Escolas Públicas, ainda segue o ritmo tradicional da aprendizagem teórica. Por outro lado, a Química Orgânica está associada a praticamente todos os aspectos do cotidiano: medicamentos, roupas, alimentos, combustíveis, cosméticos, entre outros. Por esse motivo, há uma grande preocupação no sentido de se fazer inovações necessárias no modo de ensinar a ciência química que instiguem o aluno despertem o interesse pela disciplina e pela produção de conhecimento. Entretanto, essa relação não vem sendo observada, pois a ênfase está na transmissão de conteúdos. Assim, analisaram-se as contribuições da Estratégia de Resolução de Problemas para a abordagem de conteúdos de Química Orgânica no Ensino Médio. Elaborou-se uma Sequência Didática com a temática “Má alimentação e Doenças” para o estudo das Funções Orgânicas. A SD foi aplicada em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Pública de São Caetano, Pernambuco. Os resultados mostraram que a sequência proposta contribuiu para a aprendizagem dos alunos, uma vez que demonstraram um avanço no nível de compreensão sobre o conteúdo abordado. Possibilitando assim, a resolução dos problemas com maior embasamento químico. Consequentemente contribuiu para tornar o ensino de química algo menos conteudista, abstrato e mais útil na visão dos alunos. Além disso, com a metodologia de Resolução de Problemas, o aluno passa a ter também responsabilidade com seu próprio aprendizado, já que esse se realiza pela construção dos conceitos pelo próprio aluno ao ser colocado numa situação de resolução de problemas.