O presente trabalho relata uma pesquisa realizada no âmbito do curso de pós-graduação em Psicopedagogia e explana a análise do processo de alfabetização e letramento em turmas multisseriadas, com os objetivos de: identificar as metodologias de alfabetização e letramento, verificar como o aluno se apropria da alfabetização e letramento, analisar os avanços na aprendizagem das crianças através das práticas de alfabetização e letramento de forma significativa e atrativa, compreender em que medida as especificidades em turmas multisseriadas contribuem para a aprendizagem da alfabetização e letramento. Na realização desse estudo, utilizou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa e instrumentos de coletas de dados, tais como: a observação participante, a entrevista semiestruturada guiada por questionário e a análise documental, para que fosse possível a triangulação dos dados, conforme exige o método de análise de conteúdo advogado por Triviños (1987) e Bardin (1977). A partir das estratégias diversificadas de coleta de dados, a pesquisa propiciou a percepção das ações didáticas no apoio das diversidades de tempos de aprendizagens no processo de desenvolvimento da leitura e escrita dos estudantes em turmas multisseriadas. Pode-se destacar também a importância da ampliação da compreensão de formas de construção de práticas pedagógicas que levem a aprendizagens significativas. A pesquisa evidenciou marcas de precarização na formação continuada e na gestão do currículo para a educação no campo.