LUZ, LíLia Ferreira Da. O brincar na educação infantil – jogos e brincadeiras. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37568>. Acesso em: 23/12/2024 05:34
O brincar na educação infantil assume um papel primordial no desenvolvimento cognitivo, sócio – afetivo e cultural da criança visando os jogos e as brincadeiras como um canal entre a realidade e a aprendizagem da criança. Todavia, a brincadeira atualmente, assume com bastante ênfase nas escolas, uma ferramenta no desenvolvimento infantil, em proporcionar progressos no rendimento escolar, quanto ao processo ensino – aprendizagem. Considerando sua importância na aprendizagem, o lúdico favorecerá de forma eficaz e pleno o desenvolvimento das potencialidades criativas do processo lúdico, o educador irá contribuir para o ensino – aprendizagem. Desta forma, através deste projeto busca-se analisar a importância do lúdico na aprendizagem e no desenvolvimento infantil, partindo de uma reflexão do fazer pedagógico do professor em seus métodos e recursos para inserir no mundo da criança de forma assim a contribuir para a aprendizagem da criança em todas as áreas de conhecimento. Portanto, para realizar este projeto, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como atividades lúdicas sobre os conteúdos estudados nas disciplinas, este projeto proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.