Este artigo é fruto das discussões, observações, estudos e análises que emergiram de uma investigação referente às práticas docentes direcionadas a crianças surdas no contexto da escola regular localizada no munícipio de Caruaru-PE. Elencamos como objetivo geral: compreender como as práticas do professor-ouvinte vêm contribuindo para a inclusão das crianças surdas nas escolas regulares de ensino e como objetivos específicos: Identificar os elementos que dificultam a realização efetiva das práticas do professor-ouvinte em relação à criança surda; conhecer a formação do professor-ouvinte para atuar nas práticas inclusivas e analisar as práticas utilizadas pelo professor-ouvinte para promoção da inclusão do surdo na escola regular. Delimitamos como objeto de estudo as práticas de uma professora diante de duas crianças surdas e optamos como fontes para coletas de dados a utilização de entrevistas estruturadas, conversas informais, observação e registro no diário de Campo, além de utilizar a análise de conteúdo para dialogar e aproximar nossos dados coletados com os estudiosos da área de Educação Inclusiva e Educação de Surdos. Ao fim das análises constatamos diversos aspectos relevantes para reflexões que vão ao encontro de uma perspectiva inclusiva, destacamos: o uso recorrente do Bilinguismo na sala de aula e a utilização de diversos recursos audiovisuais para promoção da inclusão escolar. Essa pesquisa aponta em parte para a superação do discurso monótono que os docentes muitas vezes utilizam de culpabilizar a formação inicial e/ou a falta de recursos para não incluir alunos com deficiência, por outro lado ressaltamos que a inclusão não se restringe em sua totalidade às práticas do professor, mas é necessário o apoio e o cumprimento do aparato legal que declara e garante o acesso e a permanência da Educação como direito de todos.