PIBID QUÍMICA: DESCOBRINDO A NOMENCLATURA DOS HIDROCARBONETOS POR MEIO DO LÚDICO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38221 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4039 "inscrito_id" => 4504 "titulo" => "PIBID QUÍMICA: DESCOBRINDO A NOMENCLATURA DOS HIDROCARBONETOS POR MEIO DO LÚDICO" "resumo" => "A busca por formas e objetos pedagógicos que auxilie ou melhore o processo de ensino e aprendizagem é algo pertinente em todo o mundo, atualmente isso se tornou cada vez mais necessário visto que com o passar dos tempos no âmbito escolar está se inserido alunos mais críticos quanto o seu papel na sociedade e aos instrumentos de sua formação. As dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Química é algo preocupante, além da falta de motivação tida pela maioria dos alunos do ensino básico. Para tentar contornar essa situação deve-se buscar a inserção de metodologias alternativas que possam reverter ou modificar essa realidade. Nesse sentido, utilizou-se o jogo didáticos que trabalha à temática da nomenclatura dos hidrocarbonetos, assunto que é abordado na última série do ensino médio. O jogo intitulado “Batizando os Hidrocarbonetos” tem por objetivo a construção de fórmulas estruturais a partir de peças que funcionam como um quebra cabeça, dessa forma é trabalhada a capacidade de raciocínio rápido do aluno, como também reforça o conteúdo abordado de forma teórica pelo o professor. Este artigo relata a importância da inserção de jogos lúdicos no intuito de motivar e assim melhorar a compreensão durante a nomenclatura dos Hidrocarbonetos. Para tanto, fez-se necessário adotar alguns procedimentos metodológicos como levantamento bibliográfico e estudo de caso realizado de forma aplicada, com abordagem quantitativa e do ponto de vista de seus objetivos é uma pesquisa exploratória. Com relação aos resultados pode-se perceber que o jogo lúdico além de motivar e facilitar a compreensão da nomenclaturas dos hidrocarbonetos para os discentes, também proporcionou o trabalho em equipe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PIBID, HIDROCARBONETOS, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4504_16102017161948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIÃO ALVES DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "DAMIÃO ALVES" "autor_email" => "damalvescz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38221 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4039 "inscrito_id" => 4504 "titulo" => "PIBID QUÍMICA: DESCOBRINDO A NOMENCLATURA DOS HIDROCARBONETOS POR MEIO DO LÚDICO" "resumo" => "A busca por formas e objetos pedagógicos que auxilie ou melhore o processo de ensino e aprendizagem é algo pertinente em todo o mundo, atualmente isso se tornou cada vez mais necessário visto que com o passar dos tempos no âmbito escolar está se inserido alunos mais críticos quanto o seu papel na sociedade e aos instrumentos de sua formação. As dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Química é algo preocupante, além da falta de motivação tida pela maioria dos alunos do ensino básico. Para tentar contornar essa situação deve-se buscar a inserção de metodologias alternativas que possam reverter ou modificar essa realidade. Nesse sentido, utilizou-se o jogo didáticos que trabalha à temática da nomenclatura dos hidrocarbonetos, assunto que é abordado na última série do ensino médio. O jogo intitulado “Batizando os Hidrocarbonetos” tem por objetivo a construção de fórmulas estruturais a partir de peças que funcionam como um quebra cabeça, dessa forma é trabalhada a capacidade de raciocínio rápido do aluno, como também reforça o conteúdo abordado de forma teórica pelo o professor. Este artigo relata a importância da inserção de jogos lúdicos no intuito de motivar e assim melhorar a compreensão durante a nomenclatura dos Hidrocarbonetos. Para tanto, fez-se necessário adotar alguns procedimentos metodológicos como levantamento bibliográfico e estudo de caso realizado de forma aplicada, com abordagem quantitativa e do ponto de vista de seus objetivos é uma pesquisa exploratória. Com relação aos resultados pode-se perceber que o jogo lúdico além de motivar e facilitar a compreensão da nomenclaturas dos hidrocarbonetos para os discentes, também proporcionou o trabalho em equipe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PIBID, HIDROCARBONETOS, LÚDICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID4504_16102017161948.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIÃO ALVES DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "DAMIÃO ALVES" "autor_email" => "damalvescz@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }