CENTRO DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO-CREIR - COLÉGIO PEDRO II: CRIANÇAS EM PRÁTICAS DE INTER-AÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E COMUNHÃO COM O MEIO AMBIENTE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36144 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2734 "inscrito_id" => 8349 "titulo" => "CENTRO DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO-CREIR - COLÉGIO PEDRO II: CRIANÇAS EM PRÁTICAS DE INTER-AÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E COMUNHÃO COM O MEIO AMBIENTE" "resumo" => "O presente artigo trata de uma oficina de Jardinagem realizada no Centro de Referência de Educação Infantil Realengo – CREIR, do Colégio Pedro II – Rio de Janeiro, com duas turmas de 4 anos de idade, na qual, no decorrer de sua trajetória envolveu várias outras turmas bem como a comunidade escolar como um todo. O texto traz uma breve fala a respeito do conceito de ecosofia de Guattari, sendo este a mobilização de práticas sociais que se concretizam através de três registros ecológicos: ecologia social, ecologia mental e ecologia ambiental em um movimento que abrange não só a recomposição de práticas em grande escala, mas a recomposição de práxis em escalas individuais e coletivas. Passamos pelo direito da criança ao convívio com a natureza proporcionando experiências que combatam ao estado chamado por Tiriba de emparedamento: condução de um espaço fechado a outro. Apresenta-se possibilidades de atividades para potencializar o amor inato que as crianças têm pela vida ao ar livre em respeito à condição biofílica dos seres humanos. Refletimos sobre nossas práticas considerando a relação ser humano-natureza a partir dos dois modos de ser-no-mundo apresentados por Boff, percebendo nossa identidade com o modo ser-no-mundo-cuidado por acreditarmos na relação não de domínio do sujeito-objeto, mas uma relação de con-vivência, inter-ação e comunhão. Passeamos rapidamente pelos escritos de Nietzsche pensando na cultura autêntica em contraposição à cultura utilitária/pseudocultura, onde nesta última cumprindo as exigências do mercado e do trabalho a escola atende ao mercado e distancia-se da natureza, de seu conhecimento-contemplação. O trabalho realizado buscou discutir junto às crianças temas como: atenção com a natureza, reciclagem, sustentabilidade, plantio e conhecimento dos cuidados necessários com o meio ambiente e os seres vivos, além de explorar a riqueza do ambiente local, porém, com o desejo de que as crianças estivessem de fato envolvidas, em contato direto com esse seu meio: todo Campus Realengo. Esse ensaio pretende apresentar uma prática para a construção de sentidos e valores potencialmente transformadores das relações entre crianças/adultos-escola-mundo contribuindo para a construção de saberes articulados com os conhecimentos: cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇAS, NATUREZA, PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OFICINA DE JARDINAGEM, OFICINA DE JARDINAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID8349_18092017105447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA SOUZA DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "CRISTINA MACEDO" "autor_email" => "cris-macedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36144 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2734 "inscrito_id" => 8349 "titulo" => "CENTRO DE REFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL REALENGO-CREIR - COLÉGIO PEDRO II: CRIANÇAS EM PRÁTICAS DE INTER-AÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E COMUNHÃO COM O MEIO AMBIENTE" "resumo" => "O presente artigo trata de uma oficina de Jardinagem realizada no Centro de Referência de Educação Infantil Realengo – CREIR, do Colégio Pedro II – Rio de Janeiro, com duas turmas de 4 anos de idade, na qual, no decorrer de sua trajetória envolveu várias outras turmas bem como a comunidade escolar como um todo. O texto traz uma breve fala a respeito do conceito de ecosofia de Guattari, sendo este a mobilização de práticas sociais que se concretizam através de três registros ecológicos: ecologia social, ecologia mental e ecologia ambiental em um movimento que abrange não só a recomposição de práticas em grande escala, mas a recomposição de práxis em escalas individuais e coletivas. Passamos pelo direito da criança ao convívio com a natureza proporcionando experiências que combatam ao estado chamado por Tiriba de emparedamento: condução de um espaço fechado a outro. Apresenta-se possibilidades de atividades para potencializar o amor inato que as crianças têm pela vida ao ar livre em respeito à condição biofílica dos seres humanos. Refletimos sobre nossas práticas considerando a relação ser humano-natureza a partir dos dois modos de ser-no-mundo apresentados por Boff, percebendo nossa identidade com o modo ser-no-mundo-cuidado por acreditarmos na relação não de domínio do sujeito-objeto, mas uma relação de con-vivência, inter-ação e comunhão. Passeamos rapidamente pelos escritos de Nietzsche pensando na cultura autêntica em contraposição à cultura utilitária/pseudocultura, onde nesta última cumprindo as exigências do mercado e do trabalho a escola atende ao mercado e distancia-se da natureza, de seu conhecimento-contemplação. O trabalho realizado buscou discutir junto às crianças temas como: atenção com a natureza, reciclagem, sustentabilidade, plantio e conhecimento dos cuidados necessários com o meio ambiente e os seres vivos, além de explorar a riqueza do ambiente local, porém, com o desejo de que as crianças estivessem de fato envolvidas, em contato direto com esse seu meio: todo Campus Realengo. Esse ensaio pretende apresentar uma prática para a construção de sentidos e valores potencialmente transformadores das relações entre crianças/adultos-escola-mundo contribuindo para a construção de saberes articulados com os conhecimentos: cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CRIANÇAS, NATUREZA, PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, OFICINA DE JARDINAGEM, OFICINA DE JARDINAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID8349_18092017105447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA SOUZA DE MACEDO" "autor_nome_curto" => "CRISTINA MACEDO" "autor_email" => "cris-macedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }