PRÁTICAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE SUAS PRÁTICAS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38306 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1301 "inscrito_id" => 1297 "titulo" => "PRÁTICAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE SUAS PRÁTICAS" "resumo" => "O presente estudo busca enfocar as possíveis relações entre as práticas de professoras e o processo de profissionalização docente no que tange a dimensão do profissionalismo. Tendo por objetivo geral analisar como as práticas de professoras desenvolvidas em contextos de exercício profissional estabelecem relações com o desenvolvimento do profissionalismo. Desenvolvemos a pesquisa apoiados pela discussão sobre práticas realizada por Franco (2016) e Melo (2014), bem como adotamos o conceito de profissionalização e a dimensão do profissionalismo de Bourdoncle (1991). Participaram da pesquisa duas professoras da rede pública municipal de uma escola de Caruaru/PE. Os dados foram produzidos a partir das observações da escola e das aulas das duas professoras, onde procuramos acompanhar quais as práticas desenvolvidas por elas eram mais recorrentes, buscando atentar para as relações que iam se estabelecendo e como elas favoreciam o desenvolvimento da profissionalização docente. Os achados apontaram que as práticas estabelecem relação com o desenvolvimento do profissionalismo, na medida em que demandam do professor, entre outros, conhecimentos próprios de sua formação, mas não só, para que o mesmo consiga identificar e buscar soluções que o possibilite (re)criar possibilidades de aprendizagens para os estudantes. É a adesão do professor a sua profissão que o faz, por exemplo, com que se preocupe não apenas com o conteúdo, mas com a forma de ensinar e ressignificar esse ensino bem como com a formação humana, e, por fim, que possa criar a condição de se colocar na condição de pertença a uma coletividade, incluindo, o entendimento de ensinar e aprender junto com seus alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, PROFISSIONALIZAÇÃO, PROFISSIONALISMO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1297_10092017103601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANAYRIS NASCIMENTO DO VALE" "autor_nome_curto" => "ANAYRIS" "autor_email" => "ana_velayne@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38306 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1301 "inscrito_id" => 1297 "titulo" => "PRÁTICAS DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONALISMO DE PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE SUAS PRÁTICAS" "resumo" => "O presente estudo busca enfocar as possíveis relações entre as práticas de professoras e o processo de profissionalização docente no que tange a dimensão do profissionalismo. Tendo por objetivo geral analisar como as práticas de professoras desenvolvidas em contextos de exercício profissional estabelecem relações com o desenvolvimento do profissionalismo. Desenvolvemos a pesquisa apoiados pela discussão sobre práticas realizada por Franco (2016) e Melo (2014), bem como adotamos o conceito de profissionalização e a dimensão do profissionalismo de Bourdoncle (1991). Participaram da pesquisa duas professoras da rede pública municipal de uma escola de Caruaru/PE. Os dados foram produzidos a partir das observações da escola e das aulas das duas professoras, onde procuramos acompanhar quais as práticas desenvolvidas por elas eram mais recorrentes, buscando atentar para as relações que iam se estabelecendo e como elas favoreciam o desenvolvimento da profissionalização docente. Os achados apontaram que as práticas estabelecem relação com o desenvolvimento do profissionalismo, na medida em que demandam do professor, entre outros, conhecimentos próprios de sua formação, mas não só, para que o mesmo consiga identificar e buscar soluções que o possibilite (re)criar possibilidades de aprendizagens para os estudantes. É a adesão do professor a sua profissão que o faz, por exemplo, com que se preocupe não apenas com o conteúdo, mas com a forma de ensinar e ressignificar esse ensino bem como com a formação humana, e, por fim, que possa criar a condição de se colocar na condição de pertença a uma coletividade, incluindo, o entendimento de ensinar e aprender junto com seus alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, PROFISSIONALIZAÇÃO, PROFISSIONALISMO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID1297_10092017103601.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANAYRIS NASCIMENTO DO VALE" "autor_nome_curto" => "ANAYRIS" "autor_email" => "ana_velayne@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }