USO DA RECICLAGEM NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, COMO FORMA DE PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38831 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1567 "inscrito_id" => 1807 "titulo" => "USO DA RECICLAGEM NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, COMO FORMA DE PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "O lixo é um problema bastante recorrente nos meios urbanos, principalmente nas grandes cidades, o que acarreta diversos problemas ambientais e sociais. A reciclagem se mostra uma alternativa bastante conveniente frente a essa problemática, sendo um dos pilares da educação ambiental. Quando se trata de educação ambiental no meio escolar, a reciclagem se torna uma alternativa efetiva e acessível, principalmente na produção de modelos didáticos, que trazem diversos benefícios à construção do conhecimento. Os modelos didáticos simulam processos cognitivos em sua ideologia, pois a mente, para aprender determinada informação, constrói e remodela esquemas associativos simbólicos por ela construídos, e são esses esquemas que tornam a informação íntima ao aluno. É válido ressaltar que os modelos por si só não garante aprendizado, pois segundo a ideia de modelização de Mário Bunge, a teoria, por ser fruto da abstração da razão humana se mostra pouco aplicável a situações reais, e o conhecimento empírico, embora mais aplicável, não é efetivo individualmente. Assim, a prática ideal se baseia na utilização de conceitos teóricos reforçado pelos modelos didáticos, que representa a parte prática/empírica do aprendizado. A integração dessas duas vertentes constrói um aprendizado coeso e consistente. A produção e utilização de materiais didáticos é uma alternativa viável para as escolas que não possuem recursos para tal fim, além de promover o trabalho em grupo e a consciência ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "MODELO DIDÁTICO, RECICLAGEM, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID1807_10092017225051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VYCTTOR MATEUS DE MELO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VYCTTOR MATEUS" "autor_email" => "vycttormateus1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38831 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1567 "inscrito_id" => 1807 "titulo" => "USO DA RECICLAGEM NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS, COMO FORMA DE PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "O lixo é um problema bastante recorrente nos meios urbanos, principalmente nas grandes cidades, o que acarreta diversos problemas ambientais e sociais. A reciclagem se mostra uma alternativa bastante conveniente frente a essa problemática, sendo um dos pilares da educação ambiental. Quando se trata de educação ambiental no meio escolar, a reciclagem se torna uma alternativa efetiva e acessível, principalmente na produção de modelos didáticos, que trazem diversos benefícios à construção do conhecimento. Os modelos didáticos simulam processos cognitivos em sua ideologia, pois a mente, para aprender determinada informação, constrói e remodela esquemas associativos simbólicos por ela construídos, e são esses esquemas que tornam a informação íntima ao aluno. É válido ressaltar que os modelos por si só não garante aprendizado, pois segundo a ideia de modelização de Mário Bunge, a teoria, por ser fruto da abstração da razão humana se mostra pouco aplicável a situações reais, e o conhecimento empírico, embora mais aplicável, não é efetivo individualmente. Assim, a prática ideal se baseia na utilização de conceitos teóricos reforçado pelos modelos didáticos, que representa a parte prática/empírica do aprendizado. A integração dessas duas vertentes constrói um aprendizado coeso e consistente. A produção e utilização de materiais didáticos é uma alternativa viável para as escolas que não possuem recursos para tal fim, além de promover o trabalho em grupo e a consciência ambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "MODELO DIDÁTICO, RECICLAGEM, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID1807_10092017225051.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VYCTTOR MATEUS DE MELO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VYCTTOR MATEUS" "autor_email" => "vycttormateus1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }