CONTROLE DE PRAGAS E VETORES DE DOENÇAS EM AMBIENTES ESCOLARES
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O relato apresenta sugestões de ações que visam o desenvolvimento dos conhecimentos, das habilidades e destrezas para o autocuidado da saúde e a prevenção das condutas de risco aos indivíduos e suas relações sociais a partir do olhar integral e multidisciplinar no controle de pragas e vetores de doenças em ambientes escolares. As ações vão desde as contínuas organização e higiene nas dependências escolares por parte da gestão escolar, como também, ações pedagógicas que envolvam projetos ambientais nas aulas ciências, tanto no Ensino Fundamental II, como no Ensino Médio, com o objetivo de conscientizar os alunos em práticas de impedimento a atração, o acesso, o abrigo e/ou proliferação de vetores e pragas urbanas. Diante disso, foi possível concluir que independente da condição, o controle integrado de pragas e vetores deve ter uma ação conjunta entre proprietário e/ou ocupante e a comunidade, para que as medidas preventivas evitem o acesso e a permanência de qualquer tipo de agente indesejável e que aplicação da legislação pertinente evitem agravos à saúde, prejuízos econômicos." 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