Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE TAXONOMIA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, TAXONOMIA, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho desenvolvido, é uma prática pedagógica, realizada aos alunos de uma escola em Parnaíba Piauí. Por meio deste processo de aprendizagem foi aplicada uma prática em relação a classificação dos seres vivos. Visando ressaltar a importância na escrita, com todas as suas regras da taxonomia. As lacunas teóricas deixadas por falta de um ensino aplicado a prática são vastas, no qual implica dizer que há formas que evitem essa fragmentação no conhecimento, para assim tornar a aprendizagem mais interessante, instigante e acessível aos alunos. Assim o objetivo desse trabalho é relatar uma atividade prática desenvolvidas com alunos do ensino fundamental voltada para a classificação dos seres vivos, possibilitando dessa forma uma aprendizagem mais significativa. Primeiramente a prática foi desenvolvida com uma breve introdução sobre a taxonomia das espécies em uma escola de Parnaíba Piauí, na turma do 7° ano, incentivando-os a entender a importância e as regras da escrita para os nomes científicos dos seres vivos, utilizando os recursos dos slides, que possibilitou chamar a atenção do aluno. Para obter uma análise mais profunda em relação ao conhecimento dos alunos foi aplicado um questionário antes do desenvolvimento da prática e após a realização da atividade, contendo 5 questões em cada questionário. Observou-se que os alunos até entendiam o que era espécie e gênero, porém, não sabiam a escrita e nem as regras da nomenclatura binomial. Com os resultados obtidos no pós-teste observou-se que os alunos entenderam a respeito da nomenclatura após a aula interativa, conclui-se que não se tratava apenas de uma aula teórica que deveria ser exposta em sala de aula, mas que necessitaria de uma prática pedagógica também, com isso levou os alunos a assimilarem mais o conteúdo de uma maneira mais dinâmica. É importante ressaltar que novas metodologias, demonstrativas, dialogadas e lúdicas contribuem para a continuidade dos alunos em sala de aula. Assim criando maneiras de ensinar que facilitem a aprendizagem, inserindo em suas aulas atividades dinâmicas que favoreçam a interação do aluno com recursos tecnológicos. Assim, é válido avaliar a maneira de agir em sala de aula, e sempre tentar trazer recursos que tenha a finalidade de deixar a aula mais atrativa. Através da atividade desenvolvida, conclui-se que ações inovadoras para o ensino de ciências em sala de aula é possível, e assim progredindo para a aprendizagem não apenas dialogada, mas também na realização da prática do conteúdo. Portanto, as aulas são desenvolvidas de maneira mais interativa com atividades ludicas e buscando estar mais próximo com a realidade do aluno, tornando-se mais dinâmica e com fácil acesso ao conteúdo mediante o assunto proposto em sala de aula.

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