Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DISCENTE NOS REGISTROS COTIDIANOS DOS PROFESSORES

Palavra-chaves: VIDA ESCOLAR, ACOMPANHAMENTO, ORALIDADE, PERIODICIDADE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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      colhidos por meio de registros docentes da aprendizagem dos alunos, em uma escola de Educação\r\n
      Infantil, nas salas “C” e “D” da pré-escola, no município de Água Nova/RN, a partir dos quais discutese\r\n
      a periodicidade dos registros, o enfoque, critérios utilizados, assim como a sua elaboração, e ainda\r\n
      como estes registros estão sendo sistematizados. Trabalha-se ainda, a linguagem dos docentes ao\r\n
      desenvolverem seus dados e relatarem o acompanhamento de seus alunos, a precariedade quanto à\r\n
      escrita, as dificuldades ao expor soluções pedagógicas para problemas abordados, as consequências da\r\n
      quebra do acompanhamento escolar, a ausência da família como parte essencial no percurso educativo\r\n
      das crianças e a formação docente em relação ao preparo destes profissionais para elaborarem,\r\n
      entenderem e lidarem com os registros escolares. Também busca-se demonstrar a relevância dos\r\n
      registros docentes, de forma que as crianças sejam o foco dos professores, em contrapartida, relatar as\r\n
      possíveis consequências da ausência ou precariedade destes dados na vida escolar infantil, além de\r\n
      tratar do acompanhamento que deve ser feito com o repasse desses registros para as escolas e\r\n
      professores que receberão as crianças em caso de transição escolar, expondo as possíveis\r\n
      consequências da falha deste acompanhamento. Na pesquisa, acompanha-se também, a transição das\r\n
      crianças descritas nos registros até o ingresso nos anos iniciais, a fim de detectar, ou não, o que de fato\r\n
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      alunos. Espera-se com isso, compreender se, de fato, os registros produzidos pelos docentes acerca da\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho aborda a importância dos registros docentes no desenvolver da vida estudantil da criança e a necessidade da sua elaboração no contexto da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Para o mesmo, utiliza-se alguns dados investigativos qualitativos colhidos por meio de registros docentes da aprendizagem dos alunos, em uma escola de Educação Infantil, nas salas “C” e “D” da pré-escola, no município de Água Nova/RN, a partir dos quais discutese a periodicidade dos registros, o enfoque, critérios utilizados, assim como a sua elaboração, e ainda como estes registros estão sendo sistematizados. Trabalha-se ainda, a linguagem dos docentes ao desenvolverem seus dados e relatarem o acompanhamento de seus alunos, a precariedade quanto à escrita, as dificuldades ao expor soluções pedagógicas para problemas abordados, as consequências da quebra do acompanhamento escolar, a ausência da família como parte essencial no percurso educativo das crianças e a formação docente em relação ao preparo destes profissionais para elaborarem, entenderem e lidarem com os registros escolares. Também busca-se demonstrar a relevância dos registros docentes, de forma que as crianças sejam o foco dos professores, em contrapartida, relatar as possíveis consequências da ausência ou precariedade destes dados na vida escolar infantil, além de tratar do acompanhamento que deve ser feito com o repasse desses registros para as escolas e professores que receberão as crianças em caso de transição escolar, expondo as possíveis consequências da falha deste acompanhamento. Na pesquisa, acompanha-se também, a transição das crianças descritas nos registros até o ingresso nos anos iniciais, a fim de detectar, ou não, o que de fato foi colocado, e, se medidas foram/estão ou não sendo tomadas para suprimento das necessidades dos alunos. Espera-se com isso, compreender se, de fato, os registros produzidos pelos docentes acerca da aprendizagem têm desenvolvido o seu importante papel na vida estudantil das crianças, enquanto alunos, contribuindo com o trabalho docente na elaboração de práticas pedagógicas de modo que estejam embasadas nas habilidades e necessidades de cada aluno.

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