A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DISCENTE NOS REGISTROS
COTIDIANOS DOS PROFESSORES
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35030 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3053 "inscrito_id" => 5835 "titulo" => """ A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DISCENTE NOS REGISTROS\r\n COTIDIANOS DOS PROFESSORES """ "resumo" => """ O presente trabalho aborda a importância dos registros docentes no desenvolver da vida\r\n estudantil da criança e a necessidade da sua elaboração no contexto da Educação Infantil e dos anos\r\n iniciais do ensino fundamental. Para o mesmo, utiliza-se alguns dados investigativos qualitativos\r\n colhidos por meio de registros docentes da aprendizagem dos alunos, em uma escola de Educação\r\n Infantil, nas salas “C” e “D” da pré-escola, no município de Água Nova/RN, a partir dos quais discutese\r\n a periodicidade dos registros, o enfoque, critérios utilizados, assim como a sua elaboração, e ainda\r\n como estes registros estão sendo sistematizados. Trabalha-se ainda, a linguagem dos docentes ao\r\n desenvolverem seus dados e relatarem o acompanhamento de seus alunos, a precariedade quanto à\r\n escrita, as dificuldades ao expor soluções pedagógicas para problemas abordados, as consequências da\r\n quebra do acompanhamento escolar, a ausência da família como parte essencial no percurso educativo\r\n das crianças e a formação docente em relação ao preparo destes profissionais para elaborarem,\r\n entenderem e lidarem com os registros escolares. Também busca-se demonstrar a relevância dos\r\n registros docentes, de forma que as crianças sejam o foco dos professores, em contrapartida, relatar as\r\n possíveis consequências da ausência ou precariedade destes dados na vida escolar infantil, além de\r\n tratar do acompanhamento que deve ser feito com o repasse desses registros para as escolas e\r\n professores que receberão as crianças em caso de transição escolar, expondo as possíveis\r\n consequências da falha deste acompanhamento. Na pesquisa, acompanha-se também, a transição das\r\n crianças descritas nos registros até o ingresso nos anos iniciais, a fim de detectar, ou não, o que de fato\r\n foi colocado, e, se medidas foram/estão ou não sendo tomadas para suprimento das necessidades dos\r\n alunos. Espera-se com isso, compreender se, de fato, os registros produzidos pelos docentes acerca da\r\n aprendizagem têm desenvolvido o seu importante papel na vida estudantil das crianças, enquanto\r\n alunos, contribuindo com o trabalho docente na elaboração de práticas pedagógicas de modo que\r\n estejam embasadas nas habilidades e necessidades de cada aluno. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "VIDA ESCOLAR, ACOMPANHAMENTO, ORALIDADE, PERIODICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5835_03102017193954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA KAROLINNE MARTINS DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUANA KAROLINNE" "autor_email" => "luanakaro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35030 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3053 "inscrito_id" => 5835 "titulo" => """ A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DISCENTE NOS REGISTROS\r\n COTIDIANOS DOS PROFESSORES """ "resumo" => """ O presente trabalho aborda a importância dos registros docentes no desenvolver da vida\r\n estudantil da criança e a necessidade da sua elaboração no contexto da Educação Infantil e dos anos\r\n iniciais do ensino fundamental. Para o mesmo, utiliza-se alguns dados investigativos qualitativos\r\n colhidos por meio de registros docentes da aprendizagem dos alunos, em uma escola de Educação\r\n Infantil, nas salas “C” e “D” da pré-escola, no município de Água Nova/RN, a partir dos quais discutese\r\n a periodicidade dos registros, o enfoque, critérios utilizados, assim como a sua elaboração, e ainda\r\n como estes registros estão sendo sistematizados. Trabalha-se ainda, a linguagem dos docentes ao\r\n desenvolverem seus dados e relatarem o acompanhamento de seus alunos, a precariedade quanto à\r\n escrita, as dificuldades ao expor soluções pedagógicas para problemas abordados, as consequências da\r\n quebra do acompanhamento escolar, a ausência da família como parte essencial no percurso educativo\r\n das crianças e a formação docente em relação ao preparo destes profissionais para elaborarem,\r\n entenderem e lidarem com os registros escolares. Também busca-se demonstrar a relevância dos\r\n registros docentes, de forma que as crianças sejam o foco dos professores, em contrapartida, relatar as\r\n possíveis consequências da ausência ou precariedade destes dados na vida escolar infantil, além de\r\n tratar do acompanhamento que deve ser feito com o repasse desses registros para as escolas e\r\n professores que receberão as crianças em caso de transição escolar, expondo as possíveis\r\n consequências da falha deste acompanhamento. Na pesquisa, acompanha-se também, a transição das\r\n crianças descritas nos registros até o ingresso nos anos iniciais, a fim de detectar, ou não, o que de fato\r\n foi colocado, e, se medidas foram/estão ou não sendo tomadas para suprimento das necessidades dos\r\n alunos. Espera-se com isso, compreender se, de fato, os registros produzidos pelos docentes acerca da\r\n aprendizagem têm desenvolvido o seu importante papel na vida estudantil das crianças, enquanto\r\n alunos, contribuindo com o trabalho docente na elaboração de práticas pedagógicas de modo que\r\n estejam embasadas nas habilidades e necessidades de cada aluno. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "VIDA ESCOLAR, ACOMPANHAMENTO, ORALIDADE, PERIODICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID5835_03102017193954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA KAROLINNE MARTINS DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUANA KAROLINNE" "autor_email" => "luanakaro@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }